De virada, Manchester City derrota o Newcastle na Premier League
Os citizens saíram na frente, cederam a virada por 2 a 1 e correram atrás do resultado para garantir os três pontos fora de casa
Bernardo Silva, do Manchester City, enfrenta defesa do Newcastle na Premier League (Reprodução/X/Premier League)
Neste sábado (13/01), o Newcastle de Eddie Howe recebeu o Manchester City de Pep Guardiola no St. James Park, no norte da Inglaterra, em jogo válido pela Premier League. O time de Guardiola saiu na frente, tomou a virada para 2 a 1 e, por fim, retomou a liderança no placar para vencer a partida por 3 a 2.
O Newcastle vive uma fase ruim e entrou em campo tendo perdido os últimos três jogos pela Premier League. A equipe de Eddie Howe vem tentando se reencontrar na temporada após campanha decepcionante e eliminação precoce na Champions League, porém, o time vem encontrando muitas dificuldades e está distante do G-4.
Do outro lado, o Manchester City vem se recuperando após um fase de instabilidade no mês de dezembro e tenta retornar à liderança da Premier League, atualmente ocupada pelo Liverpool. O time de Guardiola lida com muitas desfalques e novamente não teve Haaland à disposição.
Como foi Newcastle x Manchester City pela Premier League?
O jogo começou muito agitado, logo nos primeiros minutos, o Newcastle pressionou os citizens e Isak marcou um gol para os donos da casa, porém, o árbitro assinalou o impedimento do atacante e anulou.
Logo após a anulação, Ederson se atrapalhou na saída de bola e a bola foi parar em Anthony Gordon. O atacante passou para Bruno Guimarães, que furou na hora de bater para o gol e o zagueiro Aké afastou o perigo.
O goleiro brasileiro acabou sentido uma lesão e, sem condições de continuar na partida, foi substituído por Ortega.
O Manchester City começou a trocar passes, tentando controlar o jogo e acalmar o ímpeto ofensivo inicial do Newcastle. Apesar disso, os donos da casa conseguiam escapar com perigo às vezes.
Aos 15 minutos, Tripper fez lançamento para o paraguaio Almirón. Ele avançou em velocidade e, ao encontrar o espaço, cruzou rasteiro para Isak, que bateu de primeira e mandou para fora.
Já o Manchester City respondeu em seguida. Doku invadiu a área do Newcastle, fintou Tripper e rolou para o meio, onde Kovacic aparecia livre, mas o croata furou em bola e quem ficou com ela foi Bernardo Silva, que tentou bater de primeira, mas errou totalmente o alvo.
Minutos depois, o Manchester City chegou novamente e desta vez foi letal. Walker começou a jogada avançando livre pela direita. O lateral cruzou rasteiro e quem apareceu foi Bernardo Silva, quem desviou de letra para o fundo do gol, 1 a 0.
Após abrir o placar, o Manchester City pressionou mais ainda o Newcastle. Aos 28, Foden recebeu dentro da área, cortou Schar e tentou bater para o gol, errando o alvo.
Aos 29, os citizens chegaram novamente. Desta vez, Bernardo Silva mandou uma bomba do meio da rua e o goleiro Dúbravka teve que se esticar todo para defender a bola, que ainda explodiu no travessão.
Apesar da pressão do Manchester City, o Newcastle não desistiu de tentar igualar o placar e teve sucesso aos 35 minutos. Em grande lançamento de Bruno Guimarães, o atacante Isak dominou na entrada da área, fintou Walker e bateu com categoria, sem chance alguma para o goleiro Ortega, 1 a 1.
Os mapgies não se satisfizeram com o empate e se mantiveram no ataque, aproveitando o ímpeto ofensivo para virar a partida. Aos 37, Anthony Gordon recebeu no lado esquerdo, avançou com liberdade, fintou Walker e bateu colocado para marcar no cantinho, 2 a 1.
O Manchester City estava abalado e o Newcastle partia para cima. Aos 40, Almirón fez passo longo para Isak, que avançou pela lateral, invadiu a área e bateu de bico, forçando Ortega a fazer grande defesa.
Após um primeiro tempo de vantagem do Newcastle, o Manchester City retornou do intervalo motivado e mais organizado. Nos primeiros minutos, a equipe controlou o jogo, trocando passes e procurando espaços na defesa do adversário.
Aos 7 minutos, o Manchester City conseguiu uma grande oportunidade com Julián Álvarez, que bateu bem uma falta e forçou Dúbravka a se esticar todo para defender.
O Manchester City continuou tentando, acumulando finalizações ao longo da segunda etapa. O gol de empate saiu somente aos 27 minutos. Logo após entrar em campo, De Bruyne fez jogada individual, avançou pela intermediária e mandou um chute colocado rasteiro bem no cantinho, sem chances para Dúbravka, 2 a 2.
Os citizens aproveitaram a vantagem e se mantiveram no ataque. A equipe de Guardiola passou a controlar o jogo e conseguiu a virada nos acréscimos. Em uma longa troca de passes, De Bruyne cruzou na área e Oscar Bobb apareceu bem, vencendo Trippier, driblando Dúbravka e mandando para o fundo do gol, 3 a 2 e uma bela vitória na Premier League.

