13 times do Brasileirão Série A que não foram campeões nos pontos corridos
Mais da metade dos participantes da próxima edição do Campeonato Brasileiro ainda não saboreou título no sistema implementado a partir de 2003
Troféu do Brasileirão Série A. (Joilson Marconne / CBF)
O Brasileirão Série A completou no ano passado 20 anos sob o sistema por pontos corridos. 13 clubes ainda não conseguiram faturar título no atual formato, entre eles Botafogo, Vasco, Grêmio e Internacional.
O Glorioso foi protagonista da perda do título mais ganho na era pontos corridos do Brasileirão Série A. Na edição passada, a equipe carioca encerrou o primeiro turno com 13 de vantagem sobre o vice-líder, porém, perdeu fôlego na reta final e viu o Palmeiras ser campeão. O clube de John Textor encerrou a competição na decepcionante quinta colocação.
Grêmio e Internacional têm como melhor campanha o vice-campeonato. O Tricolor foi vice em 2008, 2013 e 2023. Já o Colorado bateu na trave em 2005, 2006, 2009, 2020 e 2022.
A melhor campanha do Vasco foi o vice-campeonato em 2011. Na era pontos corridos, o Cruz-Maltino sofreu quatro rebaixamentos à Série B.
Os outros times ainda não campeões sob o atual sistema são: Atlético-GO, Athletico-PR, Bahia, Criciúma, Cuiabá, Fortaleza, Juventude, Red Bull Bragantino e Vitória.
Dessas 13 equipes, seis foram campeãs quando havia mata-mata no Brasileirão Série A, casos de Athletico-PR, Bahia, Botafogo, Vasco, Grêmio e Internacional.
Na era pontos corridos, Palmeiras e Corinthians lideram em títulos – quatro cada, seguidos por SPFC, Cruzeiro e Flamengo (todos com três).
Veja abaixo os 13 clubes do Brasileirão Série A que jamais foram campeões na era pontos corridos iniciada em 2023
Athletico-PR
Atlético-GO
Bahia
Botafogo
Criciúma
Cuiabá
Fortaleza
Grêmio
Internacional
Juventude
Red Bull Bragantino
Vasco
Vitória

