Botafogo cede empate no final contra o Nova Iguaçu pelo Campeonato Carioca
O Fogão chegou a estar vencendo até os acréscimos da segunda etapa, porém, viu o adversário marcar gol de empate em jogada de bola parada
Victor Sa em Botafogo x Nova Iguacu pelo Campeonato Carioca no Estadio Bezerrão (Vitor Silva/Botafogo)
O Botafogo entrou em campo neste sábado (03/02) pelo Campeonato Carioca contra o Nova Iguaçu, no estádio Valmir Campelo Bezerra, no Distrito Federal.
O Botafogo veio para o jogo vivendo uma boa fase. A equipe está na vice-liderança da competição, somente atrás do Fluminense. A vitória contra o Nova Iguaça era essencial para se manter no topo e desafiar o time de Fernando Diniz na liderança.
Do outro lado, o Nova Iguaçu também faz uma boa campanha. A equipe entrou na rodada na terceira colocação, com 10 pontos conquistados e atuações impressionantes. Um triunfo contra o Fogão era essencial para o surpreendente clube se manter entre os mais fortes da competição.
Como foi o jogo entre Botafogo e Nova Iguaçu pelo Campeonato Carioca?
A partida começou trocando passes e tentando controlar o ritmo do jogo. Apesar disso, o adversário não se deixou dominar e, logo que roubava a bola, tentava fazer jogadas de ataque.
Os primeiros minutos foram marcados por muitas faltas e poucas jogadas interessantes de ambos os clubes. O primeiro chute a gol aconteceu aos 10 minutos, quando Victor Sá passou para Tchê Tchê e o volante bateu de primeira, totalmente, livre. Contudo, a bola não saiu com o endereço certo e passou longe do gol.
Aos 18 minutos, o Botafogo teve uma jogada perigosa. Tiquinho recebeu por baixo na pequena área, fintou o goleiro adversário, mas foi derrubado em disputa com Sérgio Rapahel. Porém, o árbitro não marcou nada e mandou o jogo seguir.
Tiquinho ainda teria outra oportunidade minutos depois pelo Fogão. O centroavante recebeu cruzamento de Hugo Neto e cabeceou firme, errando o alvo e acertando sobre o travessão.
O Nova Iguaçu respondeu no lance seguinte. Xandinho dominou pela ponta em velocidade e, ao chegar no bico da área, chutou forte para o gol, levando perigo para o Botafogo.
O jogo estava muito equilibrado, com as equipes mantendo uma posse de bola semelhante, assim como finalizações para o gol.
No final do primeiro tempo, o Botafogo teve uma excelente chance. Júnior pegou a sobra no bico da grande área, trouxe por dentro e mandou uma bomba. Bem posicionado, o goleiro Fabrício se esticou para espalmar para fora, cedendo escanteio.
No lance seguinte, nova chance para o Botafogo. Desta vez, Hugo Neto levantou na pequena área em cobrança de falta e Halter surgiu livre da marcação para escorar de cabeça para o gol, abrindo o placar para o Fogão, 1 a 0.
Ainda no primeiro tempo, o Botafogo tentou uma jogada parecida e ficou muito perto de ampliar a vantagem. Hugo Neto levantou na área e Danilo Barbosa subiu para cabecear, mas Fabrício estava atento para espalmar para fora.
No início do segundo tempo, o Nova Iguaçu manteve uma postura mais ofensiva, mantendo o controle da posse da bola, enquanto que tentava encontrar vulnerabilidades na defesa do Botafogo.
O time visitante teve uma oportunidade aos 8 minutos. Em cobrança de escanteio, a defesa afastou mal e a bola sobrou para João Victor, que mandou uma bomba de primeira, errando o alvo e mandando para fora.
O Botafogo respondeu no lance seguinte. Jeffinho trouxe da esquerda para dentro, fintando os marcadores, até arriscar o chute dali mesmo e forçar o goleiro Fabrício a tocar com a ponta dos dedos na bola para salvar o que seria o segundo gol dos donos da casa.
Aos 21 minutos da segunda etapa, o árbitro assinalou uma penalidade máxima a favor do Botafogo após falta sobre Júnior Santos. Quem cobrou foi Eduardo, que mandou no cantinho e ampliou a vantagem, 2 a 0.
No lance seguinte, em jogada surpreendente que contou com erro de Lucas Halter, a bola sobrou para Carlinhos, que avançou em velocidade até a grande área e tocou na saída de Gatito Fernández, diminuindo a vantagem, 2 a 1.
Após o gol do Nova Iguaçu, a partida ficou um pouco mais truncada, sem grandes chegadas ofensivas de nenhum dos lados.
O jogo parecia estar se encaminhando para uma vitória do Botafogo, contudo, no final do segundo tempo, Albert cobrou falta na área do Fogão e Carlinhos apareceu por trás de todo mundo, desviando para o fundo das redes e empatando para o Nova Iguaçu, 2 a 2.
Após o gol, o Nova Iguaçu se lançou com tudo para o ataque, procurando uma vitória nos minutos finais. Contudo, não deu tempo para mais nada e o jogo terminou empatado em 2 a 2.

