Grêmio leva susto, mas goleia Santa Cruz-RS com gol de estreante
Tricolor de Renato Gaúcho abriu 2 a 0 e levou o empate do Galo ainda no primeiro tempo; Pavón marcou um dos gols da vitória por 6 a 2
Jogadores do Grêmio comemoram um dos gols. ( Lucas Uebel | Grêmio FBPA )
Num jogo divertido e marcado pelas belas atuações dos estreantes Pavón e Du Queiroz, o Grêmio derrotou o Santa Cruz-RS por 6 a 2 na Arena, neste sábado (17). Gustavo Nunes, Cristaldo, Pavón, João Pedro, JP Galvão e André Henrique fizeram os gols do time da casa. David e Jean Lucca descontaram para o Galo, no confronto válido pela nona rodada do Gauchão.
Com o resultado, o Grêmio assume provisoriamente a liderança do Campeonato Gaúcho, indo a 20 pontos. O Internacional tem 19, mas jogará neste domingo (18) diante do Novo Hamburgo fora de casa. O Santa Cruz está virtualmente rebaixado, em último com apenas três pontos.
Na próxima rodada do Gauchão, o Grêmio irá encarar o Internacional no Grenal do domingo que vem (25) no Beira-Rio, às 18h. Já o Galo recebe o Ypiranga na segunda (26) às 20h, nos Plátanos. Os horários são de Brasília.
Grêmio abriu 2 a 0 com facilidade
Foi um primeiro tempo movimentado, com o Grêmio se impondo diante do lanterna do Campeonato Gaúcho e dando a impressão que golearia. O time de Renato Gaúcho abriria o placar com o jovem Gustavo Nunes aos 13 minutos. Após cruzamento de João Pedro pela direita, JP Galvão concluiu em cima do zagueiro. No rebote, o jovem atacante marcaria seu primeiro gol como profissional. Grêmio 1 a 0.
Apenas três minutos depois, em jogada de Gustavo Nunes pela esquerda, a bola sobrou para Cristaldo. O meia argentino aproveitou a furada de bola do zagueiro do Santa Cruz na grande área para mandar para as redes. Grêmio 2 a 0.
Reação do Santa Cruz
O Santa Cruz parecia batido na Arena, mas renasceria através de um golaço de fora da área, aos 24 minutos. O lateral David desceu com liberdade pela esquerda. Num chute despretensioso do meio da rua, acertou um tiro com efeito. A curva fez com que Marchesín não conseguisse chegar na bola, que tocou na trave esquerda antes de entrar. 2 a 1.
O gol fez o Galo sair do campo defensivo e se aventurar mais no ataque. A equipe de Santa Cruz do Sul começou a arriscar mais chutes de fora da área, depois da falha do goleiro argentino do Grêmio.
Nos minutos finais do primeiro tempo, o zagueiro do Santa Cruz, Anderson Alagoano, se machucou gravemente no tornozelo. O defensor precisou deixar o gramado da Arena do Grêmio de ambulância. O técnico do Galo, Pedro Iarley, realizou um total de três alterações só no primeiro tempo.
E o Santa Cruz chegaria ao empate numa bela jogada ofensiva, aos 49 minutos. A experiente defesa gremista não conseguiu impedir a trama do ataque do Galo. Pablo deixou Jean Lucca cara a cara com Marchesín, tocando na saída do arqueiro. 2 a 2.
Reforços estreando e chuva de gols
Renato Gaúcho promoveu as estreias de duas contratações anunciadas recentemente na volta do intervalo. Entraram em campo pela primeira vez com a camisa do Grêmio o volante Du Queiroz, ex-Corinthians e Zenit, e o atacante argentino Cristian Pavón, ex-Atlético-MG. Além da dupla, o atacante André Henrique também ingressou o gramado.
Com as saídas de Geromel, Cristaldo e Galdino, o volante paraguaio Villasanti foi para a zaga. O Grêmio tomou a iniciativa, fazendo uma blitz contra o gol de Marcelo Pitol. O experiente goleiro realizou grande defesa em chute de Pavón.
E o argentino que veio do Galo mineiro faria seu primeiro gol com a camisa tricolor. Pepé lançou André Henrique, que perto da linha de fundo tocou para trás para Pavón, que fuzilou Pitol. A bola desviou na zaga antes de entrar, aos 21 minutos do segundo tempo. Grêmio 3 a 2.
O Tricolor Gaúcho chegaria ao quarto gol com João Pedro, aos 30 minutos. O lateral-direito arrematou com a canhota no canto direito, decretando a tranquilidade para os torcedores do Grêmio. 4 a 2. Na sequência, JP Galvão ampliaria, aproveitando passe de Pavón. 5 a 2. O argentino ainda cruzaria para André Henrique anotar o sexto de cabeça, aos 44 minutos do segundo tempo. Grêmio 6 a 2. Gustavo Nunes ainda perderia chance clara do sétimo gol nos acréscimos.
Os gremistas que compareceram na Arena viram um jogo divertido e a promessa de que as novas contratações irão agregar à equipe de Renato Gaúcho.

