CBF confirma diversas novidades para o Brasileirão 2024; saiba mais
Campeonato Brasileiro terá início no dia 13 de abril, com encerramento previsto para o dia 8 de dezembro
Taça do Campeonato Brasileiro - Thais Figueiredo / CBF
Na última terça-feira (5), dirigentes dos clubes brasileiros e capitães dos clubes estiveram presentes na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para aprovar as novidades do Brasileirão a partir deste ano. O fato inédito foi a presença dos jogadores, uma vez que anteriormente apenas dirigentes participavam dessa reunião.
Novamente a competição será interrompida durante as Datas Fifa, pela segunda vez na história. Além disso, a entidade anunciou três novidades para esse ano.
Confira abaixo as novidades do Brasileirão 2024
Prêmio Roberto Dinamite

O ex-jogador, que é o maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro com 190 gols, dará nome ao troféu que será concedido ao goleador de cada edição da competição.
“O Roberto Dinamite é uma das maiores lendas do futebol mundial. Ele conseguiu um feito fantástico ao se sagrar o maior artilheiro de todos os tempos do Campeonato Brasileiro. Por tudo isso, nada mais justo que eternizar esse recorde dando o nome deste craque ao troféu do artilheiro da competição”, afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
“Fico muito feliz com essa homenagem ao meu pai. Obrigado por manterem o legado do meu pai. Me sinto muito grato”, disse Rodrigo Dinamite, filho do ídolo cruzmaltino.
Decisões do VAR abertas ao público
A partir dessa edição do Campeonato Brasileiro os árbitros deverão anunciar aos torcedores presentes, através do microfone que já utilizam, todas as decisões que passarem por revisão da arbitragem de vídeo. Essa medida teve aprovação da Fifa e foi testada na final da Supercopa feminina deste ano.
Aumento no número de estrangeiros
A reunião do Conselho Técnico aprovou a utilização de até nove jogadores de fora do país nos jogos do Brasileirão, aumentando o limite de sete atletas, que foi implementando na edição passada.
Pausa do Campeonato Brasileiro nas Datas Fifa
Pelo segundo ano a competição terá uma pausa durante o período reservado para jogos das seleções nacionais. Além disso, os times que tiverem jogadores convocados terão um intervalo mínimo de 48 horas entre o fim do período da Data Fifa e seus jogos.
Porém essa medida não se aplica a disputa da Copa América, que irá acontecer entre os dias 20 de junho e 14 de julho. Ou seja, os times estarão desfalcados dos atletas que forem chamados para disputar a competição por suas seleções.
As equipes tentaram negociar com a CBF a pausa no Brasileirão durante o torneio, mas a entidade não aprovou essa alteração.

