Home Futebol International Board anuncia mudanças nas regras do futebol; cartão azul fica de fora

International Board anuncia mudanças nas regras do futebol; cartão azul fica de fora

Polêmica regra que incluiria novo cartão no futebol não será implementado pela Fifa nos torneios profissionais

Por Victor Martins em 02/03/2024 13:40 - Atualizado há 2 anos

IFAB anuncia novas regras do futebol (Foto: Divulgação/Facebook IFAB)

A partir de 1/7/2024, mais novidades nas regras do futebol deverão ser implementadas. A International Board (IFAB) aprovou nesta semana em reunião de sua Assembleia Geral Anual, na Escócia, algumas alterações nos regulamentos do esporte.

Tais regras já deverão começar a ser usadas a partir de julho, com a IFAB, órgão ligado à Fifa, permitindo às federações nacionais e organizadoras de ligas e competições a implementar em seus torneios (muitos deles em atividade, caso do Brasileirão Série A) as alterações aprovadas pela entidade

O que muda nas regras

Dentre as regras aprovadas pela IFAB, está a adoção permanente da substituição de atletas que tenham sofrido concussões em campo. Esta alteração, que vinha sendo testada nas competições, como a última Copa do Mundo, permitirá que times possam trocar atletas neste caso sem prejuízo das cinco alterações que todo time tem direito a fazer nas partidas de futebol.

Além disso, as novas regras do futebol implementarão que os capitães dos times deverão usar braçadeiras de identificação e determinam a responsabilidade dos jogadores sobre o uso das caneleiras, em termos de tamanho e adequação destas ao uniforme.

Outra parte da mudança das regras versa sobre as chamadas ‘infrações de mão não deliberadas’ em lances de pênalti ‘deverão ser tratadas como todas as outras faltas’, bem como indicar que a bola, ou parte dela, deverá tocar ou ultrapassar o centro da marca do pênalti e que invasões da área nestes lances somente renderão que uma cobrança seja refeita se houver impacto no lance.

Cartão azul fora

No entanto, a regra que mais gerou repercussão não passou pelo crivo da International Board. O ‘cartão azul’, que renderia a suspensão temporária de jogadores (por dez minutos), de jogadores que cometessem infrações de simulação, antijogo e atos de indisciplina contra a arbitragem, foi reprovado pela IFAB.

O novo cartão, que chegou a ser noticiado e dado como certo por alguns portais de que passaria a ser usado, recebeu diversas críticas de personagens do futebol. Carlo Ancelotti e Jürgen Klopp foram dois que, publicamente, dispararam contra a ideia, esta também refutada pelo presidente da Fifa, Gianni Infantino.

“Não haverá qualquer cartão azul na elite. Esse é um tópico que não existe para nós. A Fifa é completamente contra o cartão azul. Estamos sempre abertos à ideias e propostas, mas também precisamos proteger a essência e a tradição do futebol. Não haverá cartão azul”, disse Infantino segundo o GE.

Sair da versão mobile