Ministério Público espanhol determina a prisão de Luis Rubiales
Ex-presidente é investigado por corrupção no futebol espanhol; Ministério Público emitiu um mandado de busca
Dirigente se encontra na República Domicana (Pablo Blazquez Dominguez/Getty Images)
O Ministério Público da Espanha emitiu um mandado de prisão contra o ex-presidente da Federação Espanhola de Futebol Luis Rubiales, nesta quarta-feira (20). Atualmente, o gestor se encontra na República Dominicana e o país não possui extradição com a Espanha.
A condenação de Rubiales está relacionada a possíveis irregularidades na entidade. Segundo publicação do jornal Marca, fontes indicam que o ex-presidente seria detido com outros suspeitos e o fato de estar fora do país garantiu a sua liberdade.
A investigação está relacionada ao contrato da Federação Espanhola de Futebol para a Supertaça da Espanha, realizada na Arábia Saudita. O Tribunal de instrução número 4 de Majadahonda emitiu um mandado de busca, tendo contabilizado o total de sete prisões. As ações aconteceram no estádio La Cartuja, em Sevilha, e em residências localizadas em Granada e Torrox (Málaga).
Luis Rubiales foi investigado por crimes relacionados a corrupção empresarial e lavagem de dinheiro nos últimos cinco anos
Rubiales ficou surpreso com a investigação
O ex-presidente da Federação ainda não se pronunciou sobre o mandado de prisão. Em uma entrevista ao canal Telecinco, Rubiales demonstrou surpreso ao ter seu nome citado em um investigação que o associou à corrupção.
“Estou absolutamente surpreso com tudo isso. Trabalho há meses na República Dominicana. Estou aqui há mais de um mês seguido. E, na verdade, minha família ia passar a Páscoa comigo.” comentou.
A Federação Espanhola de Futebol emitiu uma nota onde se colocou à disposição da Justiça. A entidade enalteceu a transparência e o legado do futebol no país.

