Palmeiras fará quarto jogo de mata-mata contra a Ponte Preta no Paulistão
Com três encontros neste século, as duas equipes já decidiram final de Campeonato Paulista, com o Verdão levando a melhor
Felipe Melo e Roger disputando a bola em partida realizada em 2020 (Cesar Greco/Palmeiras)
Na noite de hoje (16), tem início as quartas de final do Paulistão 2024. O jogo que abre o mata-mata é Palmeiras x Ponte Preta, duelo que se repete neste século.
Essa já vai ser a quarta vez que as duas equipes se enfrentam em mata-mata do Paulistão. Todas neste século. Até agora, o Verdão leva vantagem em partida eliminatória e também no confronto geral.
Essa é a primeira vez que as equipes se encontram na fase de quartas de final. Até agora, foram dois encontros na semifinal e um na final.
Palmeiras x Ponte Preta em mata-mata de Paulistão
O primeiro deles foi logo em uma decisão de campeonato. Em 2008, o Verdão vinha em uma seca de títulos desde 2000. Do Paulistão, o jejum era desde 1996.
Então, o time comandado por Vanderlei Luxemburgo venceu na ida por 1 a 0. Na volta, no Palestra Itália, Valdivia e Alex Mineiro deram show e o Alviverde goleou por 5 a 0.
Depois, o troco veio quase dez anos depois. Em 2017, na semifinal, a Ponte Preta, que era comandada por Gilson Kleina, eliminou o Palmeiras de forma categórica.
Na ida, goleou por 3 a 0. Na volta, no Allianz Parque, perdeu de 1 a 0 e avançou. Na decisão, porém, a Macaca perdeu para o Corinthians.
Mas, três anos depois, o Verdão “desempatou” e eliminou a ponte novamente. Na semifinal do Paulistão de 2020, em jogo único, o Palmeiras venceu por 1 a 0, com gol de Patrick de Paula. Na final, o Alviverde foi campeão em cima do Corinthians.
Então, em mata-mata de Paulistão, o Palmeiras leva vantagem de 2 a 1 sobre a Ponte Preta. No retrospecto geral, a vantagem é grande. São 59 vitórias do time da capital, contra 30 do clube do interior, além de 31 empates.
Confronto em 2024
Palmeiras x Ponte Preta se enfrentam neste sábado (16), às 18h, na Arena Barueri, em jogo único. Quem vencer, avança. Em caso de qualquer empate, a decisão será nos pênaltis.

