Home Futebol Palmeiras x Santos na final do Paulistão aconteceu apenas duas vezes; relembre

Palmeiras x Santos na final do Paulistão aconteceu apenas duas vezes; relembre

Peixe e Verdão voltam a decidir o Campeonato Paulista, em um confronto que não é comum de acontecer na história

Por André Salem em 29/03/2024 14:05 - Atualizado há 2 anos

Palmeiras x Santos disputam a final do Campeonato Paulista (Divulgação/FPF)

Na noite de ontem (28), foi definido o último finalista do Paulistão 2024. O Palmeiras venceu o Novorizontino e se garantiu na quinta final consecutiva de estadual. O adversário será o Santos, que já havia garantido a vaga na quarta (27).

Embora seja dois times grandes e com 47 títulos em campo (25 do Palmeiras e 22 do Santos), essa não é uma final de Paulistão comum de acontecer. Para ser mais preciso, só aconteceu apenas em duas ocasiões: 1959 e 2015.

E há um equilíbrio grande, com cada time ganhando uma final. Agora, essa terceira final será o “desempate”.

O pouco número de finais explica que, em muitas edições de estadual, não havia final. Em 10 ocasiões, o Paulistão já teve Palmeiras e Santos como primeiro e segundo colocado (não nessa ordem). Mas, em apenas duas vezes houve final.

As finais de Paulistão entre Palmeiras e Santos

A primeira decisão de estadual entre as equipes aconteceu em 1959, com o Palmeiras levando a melhor. Depois de empatar o primeiro e o segundo jogo, o Verdão venceu por 2 a 1 no jogo de desempate e ficou com a taça.

Na ocasião, o Peixe tinha Pelé e era o atual campeão. O Alviverde, por sua vez, não vencia o Campeonato Paulista desde 1950.

Depois, a outra decisão aconteceu apenas em 2015, com o Santos levando a melhor nos pênaltis. Na ida, o Palmeiras venceu por 1 a 0. Na volta, o Alvinegro praiano venceu por 2 a 1.

O Alviverde seguiu no jejum de título estadual que já vinha desde 2008 e só foi quebrado em 2020. Já o time da Vila, tinha vencido a última vez em 2012.

Outras decisões

Palmeiras e Santos já decidiram Copa do Brasil e Libertadores, com o Verdão levando a melhor em ambos.

Em 2015, após perder o Paulistão, o Verdão se vingou na Copa do Brasil ao vencer o rival na final, nos pênaltis, com Fernando Prass convertendo a última cobrança.

Depois, em 2020, aconteceu a maior decisão entre os rivais. O encontro aconteceu na decisão da Libertadores, com o Palmeiras sendo campeão após gol no finalzinho de Breno Lopes.

Palmeiras x Santos na final de 2024

O primeiro jogo acontece neste domingo (31), às 18h, na Vila Belmiro. A volta, no Allianz Parque, será no outro domingo (07), também às 18h.

Sem vantagem de empate, se houver igualdade no placar após dois jogos, o campeão será decidido nos pênaltis.

Exit mobile version