Será que você acerta o placar Apostar na Betano PUBLICIDADE

Home Futebol FPF e CBF criam iniciativa para manutenção e padronização de gramados; entenda

FPF e CBF criam iniciativa para manutenção e padronização de gramados; entenda

Com qualidade dos campos de futebol gerando discussões, entidades se uniram em criação de protocolo para seus torneios

Por Victor Martins em 17/04/2024 17:49 - Atualizado há 1 mês

Programa Gramado Paulista
Programa Gramado Paulista será implementado pela FPF (Foto: Divulgação/FPF)

Os gramados do futebol brasileiro viraram questão de discussão nos últimos meses por conta da qualidade destes e da ‘briga’ entre grama natural x sintética. Para tentar criar um padrão para os campos do país, a CBF e a Federação Paulista de Futebol (FPF) se uniram em uma inciativa visando tal objetivo.

Tal iniciativa, chamada de ‘Gramado Paulista’, será um programa que servirá como ‘consultoria’ a ser feita pela FPF aos clubes afiliados a esta para ajudar na manutenção dos gramados usados por estes em suas competições. Tal programa conta com ajuda financeira da CBF, via parceria com o ‘CBF Transforma’.

Ao todo, participarão mais de 60 clubes de todo o estado de São Paulo e mais de 50 estádios. Dentro do que o ‘Gramado Paulista’ irá oferecer, cabem orientações aos times para preparar e fazer a adequada manutenção de seus campos. Além disso, tal programa irá ajudar no monitoramento das condições dos pisos de jogo.

Uma das pontas de tal projeto é que os gramados do futebol paulista obedeçam a um padrão estipulado pela FPF quanto ao tamanho e tipo de piso a ser usado. Tal deverá acontecer sob a supervisão da CBF, através de seu programa.

“Os gramados são um ponto que carece de muita atenção no futebol brasileiro. Essa iniciativa nasceu depois de conversarmos com a CBF e sabemos que este é um enorme desafio, com clubes de realidades diferentes pelo estado”, disse o presidente da Federação Paulista, Reinaldo Carneiro Bastos, ao site oficial desta.

O início do projeto se dará em maio e deverá dar aos gramados dos clubes participantes todos os protocolos e padrões que deverão ser usados por estes em seus estádios visando as competições organizadas pela FPF a partir de 2025.

Exit mobile version