Varela vive ano especial no Flamengo de Tite
Lateral chegou a ser cogitado como peça negociável com Sampaoli e vive titularidade absoluta
Varela em partida pelo Flamengo em 2023 (Créditos: Marcelo Cortes/ Flamengo)
Na temporada 2023, Guillerme Varela teve um ano complicado, inclusive chamando-o de pior ano da sua carreira. Sampaoli teria conversado com o jogador e afirmou que não estaria nos seus planos. Entretanto, desde a chegada de Tite ao Flamengo, o lateral de 31 anos se firmou no elenco e vive boa fase com bons números.
Tite confia em Varela
Com duas Copas do Mundo na sua história, Varela ouviu de Jorge Sampaoli desde sua chegada que não estaria nos seus planos. Além disso, foi um dos protagonistas de um dos incidentes mais polêmicos da temporada do Flamengo, com a briga com Gerson que gerou um nariz quebrado.
No oitavo jogo de Tite, Varela entrou no minuto 44 do segundo tempo em vitória contra o Red Bull Bragantino, pouco a pouco foi ganhando minutos na reta final do Brasileirão. Nas férias, se manteve em boa forma e recebeu a confiança do treinador brasileiro. A boa fase, com números positivos, pode continuar rendendo espaço no elenco de olho na Libertadores e no Brasileirão Série A.
Apesar da investida de times como o Penarol e Independiente em um possível empréstimo, o Flamengo negou qualquer negociação, pois confiava que daria certo. A chegada de De la Cruz e Vina ao elenco também trouxeram uma sensação de acolhimento para o lateral. Finalmente, a chegada da filha Milena ajudou a que a cabeça do jogador se mantivesse em bom momento.
Em 2024, o lateral disputou 11 partidas com o Flamengo de Tite no Campeonato Carioca e foi titular em 10 partidas. O uruguaio estufou as redes em apenas uma ocasião, contra o Audax e comemorou com dedicatória para a filha. Segundo informações do Sofascore, a sua precisão de passe está em 90%, garantindo aproximadamente 3 bolas interceptadas por jogo e 35% dos duelos vencidos.

