Home DESTAQUE Morre nadador escocês que impediu recorde dos Estados Unidos em 1976

Morre nadador escocês que impediu recorde dos Estados Unidos em 1976

David Wilkie conquistou o ouro olímpico nos jogos de Montreal em 1976; ex-atleta se aposentou aos 22 anos

Por Bruno Bravo Duarte em 24/05/2024 19:37 - Atualizado há 2 anos

Wilkie nas Olímpiadas de Montreal (Getty Images - Tony Duffy /Allsport)

O ex-nadador David Wilkie morreu na última quarta-feira (22), vítima de um câncer aos 70 anos. O escocês faturou a medalha de ouro nas Olímpiadas de Montreal de 1976, quebrando a hegemonia norte-americana no evento.

Na ocasião, os Estados Unidos conquistaram doze das treze medalhas disponibilizadas para a natação. Wilkie foi o único atleta de outro país a subir no degrau mais alto do pódio naquele ano. De quebra, o nadador ainda quebrou o recorde olímpico com a marca de 2min15s11.

David Wilkie treinou na América do Norte

Considerado um dos maiores nadadores da Escócia, David Wilkies chegou à Montreal após conquistar a prata nos Jogos Olímpicos de Munique em 1972. Para obter um melhor desempenho nas piscinas, o ex-atleta optou por um treinamento nos Estados Unidos.

A ida para as Olímpiadas de 1976 e a conquista do ouro olímpico vieram acompanhadas de uma medalha de prata. Wilkie ficou com o segundo lugar nos 100m peito. Dois meses depois, o atleta anunciou a sua aposentadoria, aos 22 anos.

A curta carreira e as conquistas renderam homenagens a David Wilkie. O ex-nadador virou um ídolo do esporte e ainda se tornou membro da Ordem do Império Britânico (MBE).

A morte do escocês causou comoção na internet. A ex-nadadora britânica Sharron Davis, medalha de prata nas Olimpíadas de Moscou, em 1980, utilizou o seu “X” para prestar uma pequena homenagem ao ídolo.

“Estou tão triste em saber da perda do campeão olímpico superstar do nado peito, minha primeira paixão e definitivamente uma inspiração, o orgulhoso escocês David Wilkie, que morreu hoje cedo. Durma bem, velho amigo”, compartilhou.

Exit mobile version