Home Esportes Olímpicos COB solicita vagas nas Olimpíadas para remadores que ajudaram no resgate de vítimas no RS

COB solicita vagas nas Olimpíadas para remadores que ajudaram no resgate de vítimas no RS

Comitê Olímpico do Brasil destaca atletas que deixaram de disputar torneio classificatório da competição para contribuir no Rio Grande do Sul

Por Daniel Linhares em 05/06/2024 15:07 - Atualizado há 2 anos

Presidente do COB, Paulo Wanderley, em evento que abriu contagem de 100 dias para as Olimpíadas de Paris, em 17 de abril de 2024. (Créditos: Buda Mendes/Getty Images)

O COB enviou solicitação à World Rowing para que os remadores Evaldo Becker e Piedro Xavier tenham vagas nas Olimpíadas de Paris. A dupla anunciou no meio de maio que não iriam disputar o torneio pré-olímpico para ajudar no resgate de vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

Segundo informações de Demétrio Vecchioli, da coluna ‘Olhar Olímpico’ no portal UOL Esporte, o presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Paulo Wanderley, enviou carta à Federação Internacional de Remo (World Rowing) destacando o espírito olímpico de Evaldo e Piedro ao decidirem ajudar no RS para pedir um convite à dupla.

“Vale ressaltar que Evaldo e Piedro resgataram não só seus familiares e amigos, mas também pessoas desconhecidas, incluindo bebês, crianças e idosos, além de animais de estimação”, aponta o documento enviado pelo COB à World Rowing.

“Considerando os Valores Olímpicos intrínsecos ao gesto de profunda empatia de Evaldo e Piedro, endossamos o pedido da Confederação Brasileira de Remo para conceder a esses remadores brasileiros os convites para participação nos Jogos Olímpics de Paris 2024”, finaliza a carta.

COB aponta última edição de Olímpiadas com categoria dos remadores que ajudaram vítimas no RS

No documento endereçado à World Rowing, o Comitê Olímpico do Brasil ainda relembra que os Jogos Olímpicos de Paris serão a última oportunidade de Evaldo e Piedro competirem em suas categorias.

A partir das Olimpíadas de Los Angeles 2028, não haverá mais competição de barcos leves, o que pode fazer a dupla migrar para barcos Skiff ou remo costeiro.

Conforme destaca Demétrio Vecchioi na coluna ‘Olhar Olímpico’, restam somente vagas de universalidade para o remo nas Olimpíadas de Paris.

Normalmente, elas são concedidas a países pequenos e apenas em provas individuais, a menos que a Federação Internacional de Remo conceda excepcioanis vagas extras aos remadores brasileiros.

Exit mobile version