Entenda por que torcedores rivais temem clubes brasileiros na Libertadores
Equipes do Brasileirão ‘assustam’ torcidas rivais na competição da Conmebol
Taça da Copa Libertadores - (LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C)
O futebol brasileiro tem se destacado nos últimos anos na Copa Libertadores e isso tem ‘assustado’ os torcedores de outros clubes rivais.
Nos últimos cinco anos, as equipes do Brasileirão estão dominando as oitavas de final da competição da Conmebol.
De 2020 a 2023, pelo menos seis clubes do Brasil passaram para essa fase do torneio e só não foram maioria absoluta em dois anos, onde a Argentina igualou o número de participantes nessa etapa.
Nessa temporada o cenário não é diferente e o futebol brasileiro conseguiu liderar mais um vez a presença após a fase de grupos, dessa vez com sete representantes, são eles: São Paulo, Fluminense, Grêmio, Atlético Mineiro, Palmeiras, Flamengo e Botafogo.
Torcedores rivais veem brasileiros brilhar na Libertadores
Com mais representantes, os clubes do Brasileirão chegaram forte na briga por taça na Copa Libertadores e encostaram na Argentina, país que possui mais títulos da competição; agora são apenas duas taças que separam a dupla.
As últimas cinco finais do torneio tiveram times brasileiros e foram vencidas por eles, em alguns casos, as equipes do país representavam ambos os finalistas.
Foi o que aconteceu em 2020, onde o Palmeiras desbancou o Santos e conquistou mais um título com Abel Ferreira.
No ano seguinte, foi a vez do Alviverde encarar o Flamengo e faturar mais uma vez a Libertadores sob o comando do técnico português diante de um rival brasileiro.
Por fim, em 2022, o Flamengo marcou novamente presença na final e superou o Athletico Paranaense para sair com o título.
Mantendo a sequência de cinco anos seguidos com campeões brasileiros na competição da Conmebol, o Fluminense venceu pela primeira vez o torneio ano passado e o Rubro-negro se deu melhor que o Riva Plate, da Argentina, em 2019.
Maiores campeões no Brasil
O futebol brasileiro tem cinco equipes empatadas com três conquistas da Libertadores cada, são elas: Palmeiras, Flamengo, São Paulo, Grêmio e o Santos.
Ou seja, com exceção do Peixe, que não está presente na temporada de 2024, o Brasil pode consagrar o primeiro tetracampeão da competição neste ano.

