Fluminense e Corinthians decidiram a ‘polêmica’ Copa Rio de 1952
Tricolor carioca levou a melhor em cima do Alvinegro paulista, em título internacional que aconteceu há mais de 70 anos
Taça da Copa Rio de 1952, vencida pelo Fluminense em cima do Corinthians (Lucas Merçon/Fluminense)
Fluminense e Corinthians já decidiram a Copa Rio. Ou podemos dizer que as duas equipes já decidiram um Mundial de Clubes e entrar em uma polêmica histórica, se este título vale como Mundial ou não.
Palmeiras e Fluminense, únicos vencedores da competição, que teve apenas duas edições (1951 e 1952), consideram que são campeões mundiais e já tiveram algumas confirmações da Fifa em relação a isso.
A Copa Rio de 1952, que teve o Flu campeão, contou com os principais times da América do Sul e Europa. Além dos brasileiros, o torneio tinha o Peñarol representando o Uruguai (campeão da última Copa do Mundo), o Libertad (campeão paraguaio), Sporting (campeão português), Grasshopper (campeão suíço), Áustria Viena (campeão austríaco) e o Saarbrucken (vice-campeão alemão).
O torneio não era organizado pela Fifa, mas havia a chancela de Jules Rimet, Stanley Rous e Ottorino Barassi, dirigentes da entidade. A partir deste torneio, surgiu a Champions League e a Libertadores.
Sobre a Copa Rio de 1952
A Copa Rio de 1952 foi disputada entre julho e agosto de 1952, como um experimento de uma “Copa do Mundo de clubes”, após o sucesso das primeiras edições da Copa do Mundo de seleções. Essa foi a segunda edição da competição, que teve o Palmeiras como campeão em 51.
Nesta edição, as equipes foram divididas em dois grupos de 4. Em um, havia Fluminense, Peñarol (URU), Sporting (POR) e Grasshopper (SUI). O clube brasileiro terminou em primeiro, com duas vitórias e um empate, com o Peñarol passando em segundo.
No outro grupo, havia Corinthians, Libertad (PAR), Austria Viena (AUS) e Saarbrucken (ALE). O Timão passou em primeiro com três vitórias, com o Austria Viena em segundo.
Os dois primeiros avançaram às semifinais. Na próxima fase, o clube paulista eliminou o Peñarol, enquanto os cariocas despacharam o Austria Viena, fazendo, então, uma final brasileira.
Na decisão, na ida, o Fluminense venceu por 2 a 0, com gols de Orlando Pingo de Ouro e Marinho. Na volta, o 2 a 2 garantiu o título ao Fluzão.
Fluminense x Corinthians hoje
Se as duas equipes já disputaram final de campeonato, hoje a situação de ambos é totalmente diferente. As duas equipes se enfrentam hoje (17), às 21h, no Maracanã, buscando fugir da zona de rebaixamento.
Atualmente, os dois times estão no Z4 do Brasileirão. O Fluminense ocupa a 18ª posição, enquanto o Corinthians é o 17º colocado.

