Em derrota do Palmeiras, Rony supera marca histórica de Marcelinho Carioca na Libertadores
Atacante do Verdão deu uma assistência na derrota diante do Botafogo, superando um recorde que era do ídolo do Timão
Rony deu uma assistência contra o Botafogo (Cesar Greco/Palmeiras)
O Palmeiras foi derrotado ontem (14) pelo Botafogo por 2 a 1 no jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores. Os gols do Glorioso foram marcados por Luiz Henrique e Igor Jesus, enquanto o gol do Alviverde foi anotado por Maurício. Mas, esse gol teve participação de Rony, que deu a assistência.
Com mais esse passe para gol, Rony chegou a 18 assistências na história da Libertadores, se tornando o jogador brasileiro com mais assistências na competição continental, de acordo com informações do “Opta”, empresa que é especializada em dados esportivos.
O recordista anterior entre os brasileiros era Marcelinho Carioca, ídolo do Corinthians, que tem 17 passes para gol. Com 16 assistências. Rony já havia deixado para trás nomes importantes, como Alex, Zico e Pelé.
Agora, isolado como o maior garçom entre os brasileiros, Rony é o terceiro maior entre todos, ficando atrás apenas do argentino Riquelme e do uruguaio Arrascaeta.
O líder é Riquelme, ídolo do Boca Juniors, que possui 26 assistências ao longo da competição. Já o meia Arrascaeta, atualmente no Flamengo, tem 21 e ocupa a segunda posição.
Rony é o “Senhor Libertadores”
No Palmeiras desde 2020, Rony é um jogador que cresce muito nessa competição, sendo importante nas duas conquistas de Libertadores que ele venceu pelo clube, em 2020 e 2021.
E, desde 2021, o atacante se tornou o maior artilheiro da história do Palmeiras na Libertadores, com 22 gols marcados, superando Raphael Veiga, Scarpa e Alex.
Na atual edição da competição, porém, o camisa 10 tem deixado a desejar neste quesito, marcando apenas um gol, na goleada por 5 a 0 diante do Liverpool (URU), na fase de grupos.
Próximos compromissos do Palmeiras
Após sair derrotado no primeiro jogo das oitavas de final, o Verdão vira a chave e tem um jogo importante no Brasileirão. No domingo (18), às 16h, encara o São Paulo, no Allianz Parque, em confronto de duas equipes que estão na parte de cima da tabela.
Depois, na quarta (21), encara o Botafogo, também no Allianz Parque, pelo jogo de volta da Libertadores, precisando vencer por pelo menos dois gols de diferença para avançar. A bola rola às 21h30.

