Zagueiro de time europeu revela dica que recebeu de Tonhão, ex-Palmeiras
Jogador foi comandado pelo ex-zagueiro e revelou ensinamentos passados pelo multicampeão do Verdão, que morreu nesta terça (22)
Lucão comemora gol pelo Oliveirense (Reprodução)
O zagueiro Lucas Rafael, o Lucão, revelou em entrevista ao UOL Esporte que o ex-jogador Tonhão, ídolo do Palmeiras que morreu nesta terça-feira (22), trocou sua posição e o ajudou a se firmar na carreira profissional.
O atleta de 26 anos passou pela base do Barueri, onde foi comandado por Tonhão no sub-17. Por lá, atuava como meia, mas o ex-zagueiro viu características de defensor e mudou sua forma de jogar.
“O Tonhão me deu uma oportunidade. Eu jogava como meio-campista, volante, e ele me disse: ‘acredito que você tem potencial, é bom jogador, mas vindo com a bola de trás você tem muito mais a oferecer'”, revelou Lucão sobre a conversa com o ex-atleta do Palmeiras.
“Foi assim que ele me colocou para trás e me lapidou como zagueiro”, seguiu o defensor, que atualmente defende o Oliveirense, de Portugal.
Lucão ainda explicou como era o trabalho do dia a dia com Tonhão no sub-17 do Barueri. O ex-atleta do Verdão ficou pouco tempo na função, mas marcou a carreira do jogador do clube português.
“Ele sempre cobrava agressividade. Ele dizia que eu era franzino, mas que isso não podia me parar”, destacou o zagueiro.
“O Tonhão queria que eu fosse agressivo, ele dizia que um defensor agressivo sempre estava dois, três passos à frente do atacante”, continuou Lucão.
Lucão passou recentemente pelo Red Bull Bragantino
Treinado por Tonhão na base do Barueri, Lucão não ficou muito tempo no clube e defendeu ainda Artsul e CSA, ambos no sub-20. Passou pelo Flamengo-PE, retornou ao CSA, mas só passou a ganhar oportunidade em campo com a camisa do Picos-PI, em 2019. Rodou por clubes como o VOCEM-SP, Amazonas, até chegar ao São Caetano em 2021.
Ficou no clube até 2022, quando passou pelo Boa Esporte-MG, saindo da equipe direto para o Estrela Amadora, de Portugal. Passou ainda pelo SC Covilhã, também de Portugal, até ser contratado pelo Red Bull Bragantino por empréstimo em 2023. Foram apenas três jogos pela equipe do Brasileirão Série A, saindo para uma nova passagem pelo Estrela Amadora. Na atual temporada se transferiu para o Oliveirense, de Portugal, onde já disputou quatro jogos e marcou um gol.

