Casagrande vê técnico rompendo padrão “robótico” no Brasil: “Futebol agradável”
Comentarista não poupou elogios sobre desempenho que faz jus ao estilo do futebol nacional
Casagrande, em podcast no YouTube (Reprodução)
Casagrande avalia que, além de títulos, Filipe Luís vem conseguindo outro mérito extraordinário à frente do Flamengo. Após o título do Rubro-Negro na Supercopa Rei, o ex-jogador destacou o amplo domínio visto contra o Botafogo. Neste cenário, o treinador, segundo o discurso, está aliando brilhantemente o estilo tático europeu com a essência do futebol brasileiro. A equipe ainda tem pelsa frente a disputa do Campeonato Carioca.
“Antes de brigar pelos títulos, tem que se destacar o futebol agradável e o espetáculo que o Flamengo está jogando.”, disse Casão, no UOL News.
“O Filipe Luís, de todos os treinadores brasileiros, é aquele que está conseguindo fazer, mais perto da perfeição, unir o conhecimento tático do futebol europeu com a liberdade, o drible e a movimentação que o futebol brasileiro sempre teve.”, acrescentou.
Liberdade no Flamengo
Ao contrário do padrão estabelecido nos últimos anos dentro do Brasil, Casagrande valoriza o modo que Filipe Luís fornece liberdade aos jogadores. Diante disso, o estilo robótico e posicional não faz parte do atual trabalho no clube carioca.
“O futebol brasileiro sempre foi feito de jogadores técnicos, de iniciativa, com intuição para fazer jogadas e se movimentavam de todos os lados. De repente, virou um futebol posicional e todo mundo parecendo um robô. O Filipe Luís está acabando com isso de um modo admirável.”, afirmou.
Casagrande enaltece dupla do Flamengo
Livre para atacar os espaços, Wesley causou problemas ao Botafogo. Assim como o lateral-direito, Casagrande enalteceu o controle de Gerson no meio-campo, algo que teve participação decisiva para o triunfo no Mangueirão.
“O Flamengo tem posicionamento e conhecimento tático do treinador e dos jogadores. Mas ele deixa o time livre quando tem a bola. A movimentação é livre. O Wesley ia pelo fundo, diagonal e pela esquerda, o Gerson estava comandando tudo e dando dinâmica. O Flamengo deu um espetáculo contra o Botafogo.”, concluiu.

