Luxemburgo rebate Casagrande após primeira convocação de Ancelotti na seleção brasileira: “Somos vira-latas”
Treinador mostrou descontentamento com o fato do italiano ter sido apresentado sob forte expectativa e com peso expressivo
Luxemburgo em participação no programa detona atitudes de Neymar contra o Flamengo "Galvão e Amigos" (Reprodução - YouTube)
O clima esquentou no programa “Galvão e Amigos” desta segunda (26) entre Vanderlei Luxemburgo e Walter Casagrande, após divergência de opinião em torno da forte repercussão sobre a chegada de Carlo Ancelotti no comando da seleção brasileira. No entendimento do “Profexô”, é necessária uma forte reflexão sobre o futebol nacional após o primeiro estrangeiro da história assumir o cargo. No entendimento dele, o brasileiro tem complexo de ‘vira-lata’.
Após Casagrande destacar que a primeira convocação de Ancelotti despertou os torcedores e a mídia, que há muito tempo não se sentiam empolgados para acompanhar um anúncio de lista, classificando Ancelotti como a ‘estrela’ principal, o treinador subiu o tom, definindo este cenário como algo negativo, uma vez que classifica que ninguém pode ser maior do que o escrete canarinho.
“Eu acho isso muito ruim para nós brasileiros, com todo o respeito que está acontecendo. Excelente o Ancelotti estar aí, é um cara vitorioso e com conhecimento fantástico, mas mostra como estamos vivendo. A seleção por si só, é uma atração mundial”, iniciou Luxemburgo, definindo que houve nos últimos anos uma ‘perseguição’ da imprensa com treinadores brasileiros e uma valorização excessiva de ‘gringos’
“O mundo estava vendo, sensacional, mas a discussão é maior do que isso aí. Não estou sendo contra, mas isso me assusta. Com todo respeito, aqui nós somos cachorros vira-latas. Não prestamos, e os de fora vêm e prestam muito”, bradou o treinador.
Luxemburgo aprova ausência de Neymar
Apesar da discordância com Casagrande sobre Ancelotti, Luxemburgo foi na linha de pensamento do comentarista no tema Neymar. Fora da seleção desde outubro de 2023, o atacante do Santos não figurou entre os nomes listados para a Data Fifa, algo que o treinador classifica como um acerto, dada a falta de intensidade e ritmo do camisa 10.
“O Neymar, nesse momento, não deveria ser convocado, não está mostrando que merece.”, opinou o treinador. Com a ausência na Data Fifa de junho, o camisa 10 só poderá retornar à seleção em setembro, nos dois últimos jogos das Eliminatórias (contra Chile e Bolívia).
Quando Ancelotti estreia na seleção brasileira
Após anunciar a primeira lista de convocados para o escrete canarinho, Ancelotti terá o contato inicial com os atletas na próxima segunda (02), no CT Joaquim Grava, do Corinthians. Além da apresentação, o italiano vai comandar um treinamento na capital paulista no mesmo dia. Antes da viagem rumo à Guayaquil, o novo treinador da seleção brasileira terá outra movimentação para ir se adaptando aos novos comandados. O duelo de estreia está marcado para o dia 5 de junho, frente ao Equador.
Ocupando a quarta colocação das Eliminatórias, o Brasil ainda terá o compromisso frente ao Paraguai, programado para o dia 10 de junho, na Neo Química Arena. A depender dos resultados nos dois jogos, o escrete já pode definir a classificação para a Copa do Mundo, com duas rodadas de antecedência. Até o momento, somente a Argentina tem o passaporte carimbado.

