Home Vôlei Vôlei masculino: Brasil tem sequência difícil para manter escrita de sempre avançar à fase final da VNL

Vôlei masculino: Brasil tem sequência difícil para manter escrita de sempre avançar à fase final da VNL

Seleção masculina tem ótimo histórico na Liga das Nações de Vôlei e começa muito bem esse ano, assumindo a liderança da competição

Por André Salem em 27/06/2025 16:23 - Atualizado há 5 meses

Bernardinho comandando o Brasil na VNL (Divulgação/CBV)

A Liga das Nações de vôlei (VNL) foi criada em 2018, com o time masculino do Brasil sendo campeão em 2021, além de ter chegado em outras duas semifinais, mas acabou ficando com o quarto lugar nas ocasiões. Mas, desde que a competição foi criada, a seleção brasileira mantém uma escrita de sempre avançar à fase final.

Logo na primeira edição, o Brasil terminou a primeira fase em quinto e chegou até a semifinal, mas foi derrotado pela Rússia e perdeu a disputa de terceiro lugar para os Estados Unidos. No ano seguinte, liderou a primeira parte do torneio, mas caiu na semi para os Estados Unidos e na disputa do bronze para a Polônia.

Em 2020, não houve a competição por conta da pandemia do Coronavírus. Então, em 2021, a seleção masculina foi campeão, derrotando a Polônia na final por 3 a 1. Já nas três últimas edições, teve uma queda no rendimento, mas seguiu indo ao mata-mata. Em 22, foi sexto na fase inicial, perdendo nas quartas de final para os Estados Unidos. Na edição seguinte, também foi sexto na primeira fase, caindo nas quartas para a Polônia. Por fim, no ano passado, caiu na mesma fase para os poloneses.

Liga das Nações de Vôlei Masculino 2025

Na atual edição, a seleção brasileira começou muito bem e está próximo de avançar para a fase eliminatória. Após seis jogos disputados, o time comandado por Bernardinho é líder na classificação geral, embora tenha um jogo a mais em relação ao segundo colocado. Os oito primeiros avançam para as quartas de final. A nossa seleção está, atualmente, com seis pontos de vantagem em relação ao novo colocado.

Agora, o Brasil se prepara para enfrentar pedreiras tentando confirmar essa classificação. O próximo compromisso é no sábado (28), contra a Itália, que ocupa a sexta posição e não perde para a nossa seleção há dois jogos. No dia seguinte, então, encara a Polônia, que é justamente o vice-líder. O terceiro colocado é o Japão, que também está no caminho brasileiro e vai jogar em casa.

Jogos do Brasil na VNL 2025

  • 28 de junho (sábado) – Brasil x Itália às 18h – Estados Unidos
  • 29 de junho (domingo) – Brasil x Polônia às 18h – Estados Unidos
  • 16 de julho (quarta-feira) – Argentina x Brasil às 00h – Japão
  • 18 de julho (sexta-feira) – Brasil x Japão às 7h20 – Japão
  • 19 de julho (sábado) – Turquia x Brasil às 3h30 – Japão
  • 20 de julho (domingo) – Alemanha x Brasil às 2h30 – Japão
Exit mobile version