Home Futebol Ranking coloca Real Madrid como time mais popular nas redes sociais

Ranking coloca Real Madrid como time mais popular nas redes sociais

Estudo do CIES mostra que o time espanhol é quem tem mais seguidores na internet em todo o mundo, com destaque para o Facebook

Por Flavio Souza em 12/06/2025 14:46 - Atualizado há 6 meses

Vinicius Junior, com a taça de campeão da Champions League (site oficial da Fifa)

O Real Madrid é um dos times de maior sucesso no mundo, com torcedores espalhados por vários países. Esse sucesso se reflete nas redes sociais, com a equipe espanhola sendo líder de seguidores nas principais plataformas, como mostra levantamento do Observatório do Futebol (CIES).

O Real aparece com 470 milhões de seguidores, superando o Barcelona, 2º no ranking, com 424 milhões. A liderança geral aparece no X, antigo Twitter, Instagram, Facebook e TikTok. Já no YouTube o clube merengue fica atrás do seu rival.

O Top-10 é formado apenas por clubes europeus, mas Flamengo e Corinthians aparecem em destaque entre as equipes de fora da Europa, ocupando a 15ª e 21ª posição respectivamente.

Ranking com 21 times com mais seguidores nas redes sociais no mundo – Reprodução CIES

Sucesso com os torcedores se reflete nas finanças do Real Madrid

O engajamento da torcida do time espanhol não fica apenas nas redes sociais. Não por acaso o Real terminou 2024 como líder de receitas entre todos os clubes de futebol em todo o mundo. Só com venda de camisas e patrocínio o valor foi superior a R$ 1 bilhão na última temporada.

Exemplo para os times do Brasil

Os clubes brasileiros seguem encontrando problemas para ampliar suas fontes de receita com torcedores, principalmente aqueles que vivem em outros estados.

Um dos poucos que se movimentou neste sentido foi o Corinthians, que em outubro do ano passado passou a ter assinaturas pagas no seu canal no YouTube. Porém é apenas uma das possibilidades que as equipes podem contar.

O Real Madrid é um exemplo claro disso. Em 2003 o clube espanhol teve um faturamento recorde com venda de camisas do meia David Beckham, com mais de meio milhão de euros somente no dia da apresentação do jogador em seu novo clube.

Exit mobile version