Abel Ferreira lidera e Rogério Ceni aparece em top-3 de técnicos mais longevos do futebol brasileiro
Saída de Vojvoda do Fortaleza mexeu no ranking de treinadores que estão há mais tempo no comando do mesmo clube de forma ininterrupta
Abel Ferreira, técnico do Palmeiras (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/)
A roda viva dos treinadores do futebol brasileiro fez mais uma vítima nesta segunda-feira. O Fortaleza anunciou a saída de Juan Pablo Vojvoda do comando técnico da equipe, mudando assim o ranking de treinadores mais longevos em clubes do Brasil, em lista encabeçada por Abel Ferreira, do Palmeiras. O time cearense está de olho em Luís Zubeldía, ex-São Paulo, para substituir Vojvoda.
O treinador argentino estava no top-5 de treinadores mais longevos do futebol brasileiro, segundo levantamento do Globoesporte.com. Com sua saída, o ex-goleiro Rogério Ceni, que comanda o Bahia há um ano e dez meses entra no top-3.
Abel é o líder isolado
Com quatro anos e oito meses à frente do Palmeiras, Abel Ferreira é o líder isolado do ranking. Mesmo preocupado com a possível saída de Richard Ríos, o português terá a oportunidade de alcançar uma marca histórica. Nesta quarta-feira, diante do Mirassol, ele pode chegar a 100 vitórias no Campeonato Brasileiro.
Desde novembro de 2020, quando chegou ao Palmeiras, Abel tem 171 partidas disputadas na Série A, com 99 triunfos, 39 empates e apenas 33 derrotas. O treinador levou o Verdão a dois títulos brasileiros, além de ganhar duas Libertadores da América, três Campeonatos Paulistas, uma Copa do Brasil, uma Recopa Sul-Americana e uma Supercopa do Brasil.
Rogério Ceni sobe degraus
Com a saída de Vojvoda, Rogério Ceni agora chega no top-3 de técnicos mais longevos do futebol brasileiro e se junta a Abel Ferreira e a Jorge Castilho do Maringá. Inclusive, este último está há quatro anos e dois meses no comando da equipe paranaense.
No comando do Bahia, o ex-goleiro conduziu o Bahia de volta à Libertadores pela primeira vez em 36 anos e recentemente estendeu seu vínculo com o Tricolor. O novo contrato vai até o fim de 2027. O Bahia está em boa fase, sendo agora um dos favoritos a nova vaga na Libertadores para 2026.
Restante do top-5
Em quarto lugar no ranking de técnicos mais longevos do futebol brasileiro está Rogério Corrêa, que está à frente do Volta Redonda há um ano e cinco meses. Sob seu comando, o Voltaço foi campeão da Série C em 2024. Contudo, a equipe do interior do Rio está na zona de rebaixamento da Segundona neste ano.
Completando o top-5 está Ricardo Catalá, que comanda o São Bernardo há um ano e dois meses. No ano passado, ele conseguiu chegar à segunda fase da Série C, mas acabou sendo eliminado. Em 2025, o Tigre do ABC está em quinto lugar na classificação e vai garantindo vaga novamente para a segunda fase.

