Atlético-MG tem futuro da temporada de 2025 para ser definido nos próximos 30 dias
Com mata-matas pela frente no mês, Galo joga por ganhos financeiros e sonho de títulos em meio a momentos de crise
Galo poderá decidir rumos da temporada nas próximas semanas (Foto: Pedro Souza / Atlético)
Nesta quinta-feira (17), o Atlético-MG começa a sua tentativa de tentar a classificação nos play-offs da Copa Sul-Americana, encarando o Atlético Bucaramanga. Será também para o clube o início de uma série de decisões que poderá determinar todo o futuro de uma temporada para a equipe, no que aponta o GE.
Além da Sul-Americana, o julho do Galo também tem a abertura do mata-mata da Copa do Brasil, onde decide com o Flamengo uma vaga nas oitavas de final do certame. E tudo isso em meio à disputa do Brasileirão, onde a equipe mineira tem buscado ficar entre as primeiras colocadas. apesar da derrota no final de semana para o Bahia.
Primeira decisão começa nesta semana
Os próximos dias serão uma verdadeira ‘maratona’ de jogos para o Atlético-MG em três frentes. Nesta semana e na próxima, terá pela frente a Copa Sul-Americana, mirando o sonho de alcançar a fase de oitavas de final nesta. Para isso, terá de passar pelo Atlético Bucaramanga nos play-offs para avançar de estágio na competição continental, enfrentando o Godoy Cruz em caso de triunfo
Além da vaga, também há o lado financeiro para mover o Galo em buscar a classificação. Vivendo crise financeira e atrasos de salários de atletas, o clube pode conseguir um grande alívio com a vaga, com R$ 3,2 milhões em jogo para o time que conseguir se classificar na competição na premiação estabelecida pela Conmebol.
Hora da ‘revanche’
No final do mês, no dia 31, a equipe comandada por Cuca faz a partida das oitavas de final da Copa do Brasil contra o Flamengo, com a volta marcada para 6/8. Será o reencontro dos mineiros com o rival que lhes derrotou na decisão do torneio da última temporada, e além da chance de se vingar para seguir adiante, também a premiação a ser recebida interessa aos atleticanos.
Se passar para as quartas de final, a CBF dará mais R$ 4,7 milhões. E, levando em conta a situação financeira do Atlético-MG neste momento, o esforço que a equipe poderá fazer nos dois mata-matas poderá determinar qual será o rumo do time nestes próximos meses e quais serão as competições a sere priorizadas.
Isso tudo em meio ao Brasileirão, no qual também terá vários jogos em meio às decisões. Nas próximas semanas, serão três partidas, contra Palmeiras, Flamengo (esta antes da primeira partida entre ambos pela Copa do Brasil) e Red Bull Bragantino. Com a derrota para o Bahia, no final de semana, o Galo fica com 20 pontos. na oitava posição, um atrás do sexto colocado Botafogo.

