Grêmio x Fortaleza: por que o jogo da 14ª rodada do Brasileirão acontece hoje?
Choque vale briga direta contra o temido Z4 na Série A e retrospecto recente aponta cenário de equilíbrio entre Tricolor e Leão do Pici
Grêmio x Fortaleza em jogo do Brasileirão 2024 (Lucas Uebel - Divulgação)
Movimentando jogo atrasado da 14ª rodada do Brasileirão, Grêmio e Fortaleza medem forças nesta terça-feira (29), às 20h30 (de Brasília), em Porto Alegre, no pleito contra o rebaixamento. A remarcação do embate se deu por conta da participação do Imortal nos playoffs da Copa Sul-Americana, diante do Alianza Lima, onde os sulistas acabaram sendo eliminados.
Em decorrência dos confrontos extras, a CBF teve que adiar as partidas do Tricolor contra o Leão do Pici e diante do Botafogo, esta última válida pela 16ª rodada que ainda está pendente no cronograma da entidade. Os duelos envolvendo Vasco e Atlético-MG também sofreram alterações pelo mesmo motivo do conflito de datas.
No quesito tabela, o Grêmio é o 14º colocado, com 17 pontos somados, estando a três tentos do Fortaleza, 18º colocado, que esboça uma reação para deixar a zona do rebaixamento após a chegada de Renato Paiva, técnico responsável por substituir Juan Pablo Vojvoda, que não resistiu à pressão nos bastidores e foi desligado, após um longo hiato comandando o Leão do Pici.
Grêmio amarga ‘seca’ incômoda
O último triunfo do Imortal em jogos do Brasileirão ocorreu no dia 1 de junho, no clássico local diante do Juventude, quando superou os jaconeiros pelo placar de 2 a 0. Desde então, foram realizados quatro jogos no certame, com dois empates e duas derrotas. Neste período, ainda soma-se os tropeços contra o Alianza Lima, na Sul-Americana (derrota de 2 a 0 e empate de 1 a 1).
O único ponto fora da curva neste recorte foi a vitória sobre o São José, válido pela final da Recopa Gaúcha, disputada em meio à pausa do Brasileirão por conta do Mundial. Na oportunidade, o Grêmio foi a campo com uma equipe mesclada e resolveu o confronto em 22 minutos, anotando 2 a 0 no marcador.
Novidades de Mano Menezes na escalação
Desfalques no revés diante do Palmeiras, Cristaldo e Villasanti retornaram aos treinamentos e devem ficar à disposição do técnico Mano Menezes, com o meia paraguaio figurando na condição de titular. Pedindo passagem nos últimos jogos, o jovem Riquelme pode ganhar mais uma oportunidade. A lista de baixas do Grêmio conta com André Henrique, Monsalve, Rodrygo Ely, André Henrique e Cuéllar, todos entregues ao departamento médico.
A provável escalação do Tricolor aparece com: Tiago Volpi, Gustavo Martins, Wagner Leonardo, Kannemann e Marlon; Dodi, Villasanti e Riquelme; Alysson, Braithwaite e Cristian Olivera.

