Home Automobilismo Fórmula 1 hoje: Christian Horner não é mais o chefe da escuderia Red Bull

Fórmula 1 hoje: Christian Horner não é mais o chefe da escuderia Red Bull

Profissional liderou a escuderia taurina por 20 temporadas e venceu títulos na categoria; ele será substituído por Laurent Mekies, ex-Racing Bulls

Por Octávio Almeida Jr em 09/07/2025 07:59 - Atualizado há 5 meses

Christian Horner não lidera mais a Red Bull na Fórmula 1 (foto: Mark Thompson/Getty Imagens)

A Fórmula 1 oficializou na manhã desta quarta-feira (9) que Christian Horner não é mais o chefe da escuderia Red Bull Racing (RBR). O profissional ocupou o cargo por 20 anos e contribuiu para tornar a marca de bebidas uma equipe vencedora, na principal categoria do automobilismo mundial. A decisão tem efeito imediato.

“A Red Bull dispensou Chrstian Horner de suas funções operacionais a partir de hoje (quarta-feira, 9 de julho de 2025) e nomeou Laurent Mekies como CEO da Red Bull Racing”, disse um porta-voz da empresa.

O CEO de projetos corporativos e investimentos, Oliver Mintzlaff, agradeceu a Horner pelos serviços prestados. “Seu trabalho foi excepcional. Com seu incansável comprometimento, experiência, conhecimento especializado e pensamento inovador, ele foi fundamental para estabelecer a Red Bull como uma das equipes mais bem-sucedidas da Fórmula 1”, declarou.

Red Bull define novo chefe de Max Verstappen, na Fórmula 1

De acordo com informações oficiais, Laurent Mekies vai substituir Horner. O profissional também exercia uma posição de chefia, mas na Racing Bulls, uma espécie de time B da Red Bull. Com isso, Mekies será substituído por Alan Permane.

“O último ano e meio foi um privilégio absoluto liderar a equipe com Peter (Bayer, CEO da Racing Bulls). Foi uma aventura incrível contribuir para o nascimento da Racing Bulls, juntamente com todos os nossos talentosos profissionais. O espírito da equipe é incrível”, disse Mekies.

O novo chefe da Red Bull também elogiou o substituto, Alan Permane. “Ele é o homem certo para assumir o cargo e dar continuidade à trajetória. Conhece a equipe totalmente e sempre foi um pilar fundamental”, acrescentou.

Permane também se manifestou. “É uma honra assumir o cargo de chefia da Racing Bulls. Agradeço a Oliver e Helmut (Marko, consultor da Red Bull) pela confiança demonstrada. Estou ansioso para continuar o bom trabalho. Este é um novo desafio para mim, mas sei que posso contar com o apoio de todos”, concluiu.

Saída de Horner ocorre em meio à crise esportiva

A Red Bull está longe do nível competitivo que mostrou em temporadas mais recentes de Fórmula 1. A escuderia está em quarto lugar no campeonato de pilotos. Tem 172 pontos, dos quais 165 foram somados por Max Verstappen. O outro piloto titular, Yuki Tsunoda, quase nunca entra na zona de pontuação.

Exit mobile version