João Fonseca não resiste ao saque de Nicolas Jarry e é eliminado em Wimbledon
Brasileiro tentava passar as oitavas de um Grand Slam pela primeira vez; Brasil não tem mais representantes em simples
João Fonseca tentava uma inédita oitavas de final em Grand Slam (Jonathan Nackstrand/AELTC)
João Fonseca até tentou, mas não conseguiu resistir ao saque poderoso do chileno Nicolas Jarry e foi eliminado por 3 sets a 1, parciais de 6/3,6/4, 3/6 e 7/6 na terceira rodada de Wimbledon. A partida se deu nesta sexta-feira (4) e durou 3h08. O brasileiro de 18 anos tentava passar as oitavas de final de um Grand Slam pela primeira vez. Ele que já havia se tornado o mais jovem a jogar uma terceira rodada na “grama sagrada”.
O jogo de João Fonseca
No set inicial, o jogo foi parelho até o oitavo game, que foi quando Jarry conseguiu a quebra para abrir 5/3 no placar. Logo em seguida, Fonseca não teve chances no serviço do chileno, apenas nº 143 da ATP. Em termos de números, o tenista do Chile anotou quatro aces, contra nenhum do brasileiro. Já nos erros não forçados, João teve um a mais: 9 a 8.
Na segunda parcial, Nicolas Jarry manteve o embalo e saiu quebrando o serviço do carioca. Mais uma vez, conferindo 7 aces contra 4 de João Fonseca, Jarry levou o segundo set em 6/4. Outros números que merecem destaque foram os winners, onde o chileno também levou a melhor: 16 a 8, apesar dele ter anotado mais erros não forçados que o brasileiro: 12 a 7.
Aí veio o terceiro set parelho até o 2/1 com João conseguindo seu primeiro break no quarto game. Aí, João manteve a vantagem para fechar em 6/3 e diminuir a desvantagem em 2 sets a 1. Nas estatísticas, João Fonseca obteve 6 winners contra 3 do adversário e o brasileiro, também errou menos: 9 erros para Jarry e três para o jovem do Brasil.
O quarto game foi até o tiebreak, mas sempre se valendo de seu potente serviço, Nicolas Jarry fechou o desempate em 7/4 e levou o confronto. As estatísticas do set apresentaram 20 winners para o chileno contra 9 para o brasileiro e o quanto Jarry arriscou ficou claro nos números de erros não forçados do vencedor: 20 em face dos 9 de João Fonseca.
Brasil não tem mais representantes no torneio de Simples
O fato é que com a eliminação de Fonseca, o tênis brasileiro não tem mais representantes na chave de simples, já que Bia Haddad caiu na segunda rodada da disputa feminina para a húngara Dalma Gálfi na última quarta-feira (2). A brasileira foi derrotada por 2 sets a 0, parciais de 7/6 e 6/1.

