Lista dos maiores camisas 10 da história do Barcelona tem Romário, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho
Site espanhol destacou brasileiros e também outras lendas da história do time catalão como Lionel Messi, Stoichkov, Hagi e Pep Guardiola
Ronaldinho Gaúcho, ídolo do Barcelona (Divulgação - Barcelona)
O Barcelona teve grandes nomes do futebol brasileiro vestindo a camisa culé. Entre eles, estão Romário, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho. O trio marcou época defendendo o time catalão antes de Lionel Messi despontar como o maior camisa 10 da história do tradicional clube espanhol.
O trio de brasileiros despontou na relação dos 20 jogadores mais simbólicos que vestiram o consagrado número divulgada pelo diário esportivo AS. Romário o recebeu das mãos do então técnico Johan Cruyff em 1993 pela tradição do saudoso holandês dar a 10 para o craque do time. O Baixinho era o grande nome do Barça quando foi tetracampeão com a seleção brasileira em 1994.
Posteriormente a Romário, Rivaldo também faria sucesso no Camp Nou entre 1997 e 2002. Na sequência, seria a vez de Ronaldinho Gaúcho entrar para a história do Barcelona de 2003 a 2008. Os três foram eleitos os melhores jogadores do mundo quando jogavam de azul e grená, antecedendo a era capitaneada por Lionel Messi.
Giovanni foi outro brasileiro que vestiu a camisa de Messi e Ronaldinho Gaúcho
Além de Romário, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho, outro brasileiro foi citado entre os 20 maiores camisas 10 do Barcelona: Giovanni. O meio-campista que despontou no Santos disputou a Copa do Mundo de 1998 como jogador do time catalão.
Hoje um dos técnicos mais badalados do futebol mundial, Pep Guardiola chegou a vestir a 10 na temporada 1991/92. O volante e zagueiro atuou pelo Barcelona por 11 temporadas. Outros nomes consagrados em Copas também vestiram a famosa camisa, como o romeno Georghe Hagi e o búlgaro Hristo Stoichkov, este parceiro de ataque de Romário no time espanhol.
Outros jogadores mencionados pelo AS são Luis Suárez Miramontes (homônimo do centroavante uruguaio, meia espanhol dos anos 50 e 60), Juan Manuel Asensi, Steve Archibald, Robert Fernández, Robert Witschge, Guillermo Amor, Eusebio, Lluís Carreras, Roger García, Jari Litmanen e Riquelme.
Lamine Yamal deverá ser o novo camisa 10 do Barcelona
Ansu Fati era o camisa 10 do Barcelona, mas o atacante guineense foi negociado por empréstimo com o Monaco. Assim, Lamine Yamal é o favorito para ficar com o sagrado número que já foi de Messi, Ronaldinho Gaúcho e outros ícones do time culé.
“O jovem jogador das categorias de base do Barcelona já é peça indispensável no time de Hansi Flick. Nesta temporada, ao que tudo indica, ele herdará a camisa 10, um número digno de sua responsabilidade”, projeta o diário espanhol AS. Na última temporada, Yamal jogou com a 19 estampada nas costas.

