Home Futebol Feminino Marianita Nascimento será a primeira mulher homenageada na Calçada da Fama do Grêmio e emociona torcedores: “Baita história”

Marianita Nascimento será a primeira mulher homenageada na Calçada da Fama do Grêmio e emociona torcedores: “Baita história”

Pioneira no futebol feminino gaúcho e atual diretora do clube, Marianita fez história e agora ganha espaço entre grandes ídolos do Grêmio

Por Joao Victor Viana em 25/07/2025 19:11 - Atualizado há 4 meses

Marianita Nascimento, primeira mulher que estará na Calçada da Fama do Grêmio (Foto: Jéssica Maldonado/Grêmio FBPA)

Em sessão extraordinária do Conselho Deliberativo do Grêmio, realizada na noite desta quinta-feira (24), foi decidido que três novos nomes passarão a integrar a Calçada da Fama do clube: Marianita Nascimento, Francisco Arce e Carlos Miguel.

Os nomes foram apresentados pela Comissão Memorial do Grêmio e, por unanimidade, o trio foi aprovado. Com isso, Marianita Nascimento fará história, tornando-se pioneira não só no Imortal, mas também no futebol brasileiro como um todo.

A primeira mulher a integrar a Calçada da Fama de um clube brasileiro

A aprovação do nome de Marianita Nascimento é um marco história para o clube. Segundo o Grêmio, ela será a primeira mulher da história do futebol brasileiro a integrar a Calçada da Fama exclusiva de um clube. Marta, Formiga e Pretinha já receberam a mesma homenagem, mas nos estádios do Maracanã e do Mineirão, e não em um clube específico.

A história de Marianita Nascimento

Marianita da Silva Nascimento, de 64 anos, é precursora do futebol feminino no Rio Grande do Sul. Nascida em Porto Alegre, foi atleta do Tricolor na década de 1980, atuando como meio-campista e sendo capitã da primeira equipe feminina do Grêmio. Atualmente, é diretora do Departamento de Futebol Feminino do clube.

A atuação relevante da gaúcha não se deu apenas dentro de campo. Fora das quatro linhas, ela teve papel fundamental na luta pela regulamentação da modalidade no Brasil. Em 1983, fundou o primeiro departamento voltado à prática do futebol feminino no clube.

Torcedores valorizam Marianita e já fazem novos pedidos

Com os homenageados de 2025 confirmados, a cerimônia de inclusão dos nomes na Calçada da Fama ocorrerá apenas em setembro, durante a semana oficial de comemoração dos 122 anos de história do Grêmio.

Em alusão à novidade, torcedores do Grêmio celebraram a escolha de Marianita. Considerada peça fundamental no desenvolvimento do futebol feminino, uma torcedora destacou a trajetória da ex-jogadora e, inclusive, fez novos pedidos para futuras homenagens na Calçada da Fama, Walter Kannemann e Luis Suárez.

Exit mobile version