Médico do Flamengo, José Luiz Runco abre o jogo sobre De la Cruz: “Lesão crônica e irreparável”
Chefe do departamento médico rubro-negro interage em grupo do Whatsapp e critica contratação do volante uruguaio por antiga diretoria
Nicolas De La Cruz, jogador do Flamengo (Gilvan de Souza / Flamengo)
O vazamento de informações no Flamengo ganhou um novo capítulo nesta terça-feira (22). Depois do centroavante Pedro ser exposto em um print em que um dirigente o coloca a venda, agora foi a vez do meio-campista De la Cruz ganhar uma exposição negativa em informação revelada por José Luiz Runco, chefe do departamento médico flamenguista.
Em conversa em um grupo de Whatsapp, que conta com conselheiros, sócios, dirigentes e ex-dirigentes do clube, o médico foi questionado sobre a ausência do volante uruguaio entre os jogadores relacionados pelo Rubro-Negro para o duelo com o Red Bull Bragantino nesta quarta-feira (23) e acabou revelando que De la Cruz tem “lesão crônica e irreparável” no joelho direito.
De acordo com o “ge.com”, a mensagem de Runco foi a seguinte: “Prezado João. Boa tarde. Vou tentar passar a situação do De la Cruz. Jogador comprado em outra gestão, sem a menor condição, pois apresenta uma lesão crônica e irreparável no joelho direito, e uma lesão também no joelho esquerdo”, escreveu o chefe do departamento médico.
“Como somos bípedes, temos dificuldades de equilíbrio e equilíbrio muscular se algum membro já estiver afetado. Estamos tentando fazer o possível para que ele possa participar, mas é muito complicado. E, quanto a venda, só se houver algum clube que tenha interesse por outro motivo e não para jogar futebol competitivo. Atenciosamente”, completou, citando ainda a chance do uruguaio se vendido.
De la Cruz foi contratado pelo Flamengo no fim de 2023 ao pagar a multa rescisória do jogador de 28 anos ao River Plate no valor total de R$ 102 milhões. Na época o presidente era Rodolfo Landim e José Luiz Runco não estava no clube. O experiente médico foi trazido de volta ao clube na gestão de Bap, no início desta temporada.
Flamengo se nega a comentar situação
O clube, em nota, avisou que não pretende se pronunciar sobre o caso. “O Flamengo não comentará declarações extraídas de conversas privadas e pessoais, normalmente fora de contexto e, em alguns casos, obtidas por meio de condutas criminosas — sejam elas verdadeiras ou não. O clube segue focado em seus objetivos esportivos neste segundo semestre, mantendo o compromisso com um ambiente profissional e responsável.”
Próximo compromisso
Após vencer o Fluminense no final de semana, o Flamengo já estará de volta a campo nesta quarta-feira (23), quando vai enfrentar o Red Bull Bragantino, no estádio Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista (SP) às 21h30 (horário de Brasília), em partida da 16ª rodada do Brasileirão. O time dirigido por Filipe Luís é o segundo colocado, com 30 pontos, três mais que o Braga, terceiro colocado.

