Home Futebol Arias, Fábio, Ríos e mais: 10 jogadores que terminaram o Mundial de Clubes da Fifa em alta

Arias, Fábio, Ríos e mais: 10 jogadores que terminaram o Mundial de Clubes da Fifa em alta

Torcedores.com elencou lista dos protagonistas na competição da Fifa incluindo dois brasileiros e dupla gringa que atua em solo nacional

Por Cido Vieira em 11/07/2025 15:19 - Atualizado há 5 meses

Arias em ação durante jogo do Mundial de Clubes (Créditos: Francois Nel/Getty Images)

Aproveitando o clima de despedida do Mundial de Clubes, que terá seu encerramento oficial no próximo domingo (13), com a final PSG x Chelsea, o Torcedores fez um compilado para destacar jogadores que foram decisivos por suas respectivas equipes durante a campanha no torneio realizado em solo norte-americano. A relação inclui seis atletas que já se despediram da competição, e mais quatro que estão envolvidos na luta pelo título, e que independente do resultado, já ostentam o posto protagonista.

Como o futebol brasileiro surpreendeu na disputa da primeira edição do Mundial com 32 participantes, nada mais justo do que iniciar a lista com representantes nacionais. Jogador mais experiente do torneio, o goleiro Fábio, de 44 anos, foi um dos pilares na sólida campanha ostentada pelo Fluminense nos EUA, ostentando uma regularidade impressionante, que foi destacada por jornais de diversos países. Em seis jogos, a defensiva do Tricolor só foi vazada em cinco oportunidades, tendo o arqueiro como nome decisivo.

Ainda entre os atletas brasileiros, destaca-se o alto rendimento do jovem Marcos Leonardo. Revelado pela base do Santos, o atacante foi protagonista com o Al-Hilal, sendo autor de quatro gols ao longo da também consistente campanha registrada pelos sauditas, que acabou sucumbindo somente diante do Fluminense. Referência no ataque, o goleador foi o carrasco do Manchester City nas oitavas de final. Companheiro de time, o goleiro Yassine Bounou é outro que terminou o Mundial em grande estilo, sendo responsável por defesas memoráveis, principalmente na façanha contra o time de Guardiola.

Apesar do Palmeiras não ter dado show durante a campanha do torneio, Richard Ríos foi personagem de destaque, cenário este que abriu ainda mais os olhos dos times interessados na contratação do jogador colombiano. De acordo com informações do jornal Gazzetta Dello Sport, a Roma chegou a sinalizar uma oferta de 30 milhões de euros pelo meio-campista, o que representa mais de 2.000% acima dos valores que o alviverde desembolsou para contratar o atleta. Apesar do interesse, a diretoria não se mostra interessada em negociação.

Dando sequência à lista, Gonzalo García, do Real Madrid, mostrou que está pedindo passagem na equipe do recém-chegado Xabi Alonso. Decisivo, o jovem de apenas 21 anos aproveitou bem as chances recebidas no Mundial de Clubes, com quatro gols e uma assistência em seis jogos. O protagonismo do espanhol acirra a disputa pela titularidade no ataque merengue, e Rodrygo é tido como um dos nomes impactados. Nos bastidores, uma saída do brasileiro para o Arsenal é cotada.

Arias é visto como o ‘cara’ do Mundial

Fechando a relação dos nomes que já se despediram do Mundial na condição de protagonistas, Jhon Arias, do Fluminense, mostrou de vez a sua importância na equipe das Laranjeiras e a tamanha qualidade para ser o ‘coringa’ no time de Renato Gaúcho. Titular em todos os jogos da brava campanha ostentada pelo Tricolor, o colombiano atuou os 90 minutos nos seis compromissos, computando um gol e uma assistência.

Na mídia esportiva, nomes como Casagrande, Rizek, Vitor Birner, Ana Thaís Matos entre outros, classificaram o atacante colombiano de 27 anos como o principal jogador do torneio, pela versatilidade ostentada e entrega absoluta

Top-6 dos eliminados

  • Gonzalo García (Real Madrid)
  • Richard Ríos (Palmeiras)
  • Yassine Bounou (Al-Hilal)
  • Jhon Arias (Fluminense)
  • Fábio (Fluminense)
  • Marcos Leonardo (Al-Hilal)

Protagonistas dos finalistas

Para não deixar PSG e Chelsea de fora da lista, o Torcedores.com elencou dois jogadores de cada time entre os destaques do Mundial. Detentores de campanhas consistentes no torneio, franceses e ingleses trazem a particularidade em comum de terem sido derrotados por times brasileiros ainda na fase de grupos, e que depois disso, deslancharam na competição, alcançando a finalíssima.

Do lado parisiense, Dembélé surge como a principal referência ofensiva, tendo computado dois gols e uma assistência nos três jogos em que foi acionado, com destaque para atuação frente ao Real Madrid nas semis. Enquanto o camisa 10 decide na frente, Marquinhos se destaca no sistema defensivo. Titular absoluto da equipe, o brasileiro foi um dos responsáveis pelo PSG ostentar o posto de melhor defesa do Mundial até o momento. Em cinco jogos realizados, somente o Botafogo conseguiu abrir transpassar a defensiva francesa, e uma única vez.

No Chelsea, Pedro Neto e Enzo Fernández despontam como principais nomes. O primeiro se mostrou decisivo com gols importantíssimos e dribles desconcertantes. São três gols anotados em cinco compromissos, onde foi titular em todas as oportunidades. O argentino, por sua vez, é o ‘motor’ da equipe londrina, possuindo uma leitura de jogo que deixou os companheiros na cara do gol por diversas vezes.

Top-4 dos finalistas

  • Marquinhos (PSG)
  • Dembélé (PSG)
  • Pedro Neto (Chelsea)
  • Enzo Fernández (Chelsea)
Exit mobile version