STJD absolve Abel Ferreira e técnico fica liberado para duelo do Palmeiras contra Mirassol no Brasileirão
Treinador poderia pegar uma pena de até seis jogos de suspensão por conta de incidente em clássico, mas foi inocentado
Abel Ferreira em viagem para jogo do Mundial de Clubes (Créditos: Luke Hales/Getty Images)
A volta do Palmeiras ao Brasileirão será com o técnico Abel Ferreira à beira do campo. Nesta quinta-feira (10), o treinador palestrino foi absolvido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), ficando livre de punição após julgamento da 6ª Comissão Disciplinar. O comandante palestrino foi representado pelo advogado Osvaldo Sestário e não compareceu à sessão.
O lance de expulsão aconteceu aos 16 minutos do segundo tempo no clássico contra o São Paulo, realizado em maio, na Arena Barueri. Na oportunidade, o treinador palestrino recebeu o cartão vermelho por reclamações excessivas por uma jogada entre Alan Franco e Estêvão, onde exigia o amarelo para o defensor adversário.
Xingamentos em súmula
Segundo informações relatadas na súmula, após ser penalizado com cartão amarelo, Abel Ferreira seguiu reclamando de forma intensa, proferindo uma palavrão e o termo ‘vergonha’. O treinador do Palmeiras foi enquadrado no 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, e corria risco de receber uma punição de até seis jogos. Com a bola rolando, o alviverde venceu o Choque-Rei pelo placar de 1 a 0.
Desde que assumiu o Palmeiras, em 2020, Abel Ferreira acumula um alto índice de cartões recebidos. Ao todo, são 74 punições com amarelo e outras 11 com cartão vermelho. No Mundial de Clubes, o treinador português foi advertido uma vez, mas administrou as emoções para evitar um segundo amarelo, que impactaria em suspensão no torneio.
Palmeiras pode ter novidade contra o Mirassol
Depois da disputa do Mundial de Clubes, o Palmeiras foi novamente ao mercado, tendo anunciado nesta semana, a contratação de Ramón Sosa, atleta adquirido junto ao Nottingham Forest. O atacante chega para suprir lacunas no comando ofensivo, uma vez que Estêvão rumou para o Chelsea, enquanto Paulinho irá realizar um novo procedimento cirúrgico e só retorna em 2026. O Verdão ainda possui Bruno Rodrigues na reta final de recuperação.
Se inscrito no BID até à próxima terça-feira (15), o atacante paraguaio poderá estrear pela equipe de Abel Ferreira, sendo opção para o comando ofensivo, que já conta com Flaco López, Vitor Roque e Facundo Torres. Com trajetória na seleção do seu país, o atacante recentemente esteve à serviço do escrete, atuando na vitória de 2 a 0 sobre o Uruguai, na última Data Fifa, pelas Eliminatórias.
Oitavo reforço do Verdão para a temporada, Sosa foi contratado por R$ 80,3 milhões fixos, além de valores em bônus. O montante faz o clube ultrapassar a barreira de meio bilhão investido na contratação de reforços em 2025. Até o momento, a presidente Leila Pereira desembolsou R$ 515,3 milhões no mercado.

