Por que o jogo entre Grêmio x Botafogo pela 16ª rodada do Brasileirão foi adiado?
Duelo que seria disputado em Porto Alegre neste meio de semana por causa de outro compromisso do Tricolor gaúcho na Copa Sul-Americana
Grêmio e Botafogo se enfrentam pelo Brasileirão 2024 (LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA)
Assim como já havia acontecido na semana passada, o jogo do Grêmio pelo Brasileirão neste meio de semana contra o Botafogo foi adiado. O motivo? A partida de volta da equipe gaúcha contra o Alianza Lima pelos playoffs da Copa Sul-Americana, nesta quarta-feira (23), logo mais às 21h30 (horário de Brasília), na arena gremista.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda não definiu a nova data para o duelo da 16ª rodada do Brasileirão, diferentemente da partida da semana passada Grêmio x Fortaleza, que já tem data confirmada e será disputada na próxima terça-feira (20), às 20h30 (de Brasília), também na casa do time gaúcho. Essa partida é válida pela 14ª rodada da competição nacional.
Atual 13º colocado no Brasileirão, o Tricolor gaúcho ficará com duas partidas a menos em relação aos rivais. No entanto, o foco da equipe de Mano Menezes neste meio de semana é conseguir reverter o placar da primeira partida, no Peru, e avançar às oitavas de final da Sul-Americana para enfrentar Universidad de Quito-EQU.
Grêmio acredita da classificação na Sul-Americana
Como foi derrotado na ida, por 2 a 0, o Grêmio vai precisar superar a má fase atual e vencer por três ou mais gols de diferença. Caso vença por dois gols de diferença apenas, a classificação será decidida nos pênaltis. Mano Menezes demonstra otimismo para avançar de fase na Sul-Americana e relembra de outras vezes que a equipe conseguiu a “remontada”.
“Das três viradas de 0 a 2 do Grêmio na história, duas foram comigo e uma com Felipão. Vamos juntar os dois lá, já que estamos juntos, para tenta fazer mais uma vez”, afirmou Mano Menezes.
O técnico valorizou a qualidade do adversário e disse que o Grêmio não terá vida fácil. “A gente sabe que vai jogar com um time experiente. O Alianza, de Lima, fez uma eliminação do Boca, na Bombonera, na pré-Libertadores. Então não se trata de um time que vai ir a Porto Alegre com ingenuidades”, frisou o comandante tricolor.
Por fim, Mano deu a receita para que o Grêmio consiga a “virada” no placar contra o time peruano e a consequente classificação às oitavas da Sul-Americana. “Jogos eliminatórios são assim. Primeiro fazer um gol, não sofrer, porque aí já se abre a possibilidade de fazer um segundo, no mínimo, e pode levar para as penalidades máximas. E é isso que nós vamos fazer, com a cabeça no lugar”, afirmou.
Maurício Saraiva não confia na virada
Para o comentarista esportivo Maurício Saraiva, a má atuação gremista no empate contra o Vasco, por 1 a 1, pelo Campeonato Brasileiro, no fim de semana, é um indício de que o time gaúcho terá problemas na busca pela classificação na Sul-Americana, ainda mais precisando buscar um resultado positivo após ter sido derrotado na ida, no Peru, por 2 a 0.
“A partir do que eu estou falando? A partir do jogo de sábado em que Grêmio vai empatar, sem merecer, sem desempenho. O Grêmio só não perdeu o jogo por causa do seu goleiro Tiago Volpi, que pela segunda vez no campeonato foi o melhor jogador do Grêmio em campo”, explicou. “Então, confiança de projetar o time jogando bem… Nenhuma!”, concluiu.

