SAB: posts enigmáticos de clubes brasileiros rendem ironias de torcedores nas redes sociais
Sigla é referente a uma campanha de Marketing da cerveja Brahma, na qual 10% de cada compra feita em aplicativo são destinados aos clubes
SAB robou a cena no futebol brasileiro neste fim de semana (foto: reprodução)
O futebol brasileiro está pouco movimentado neste domingo (13) em virtude da final do Mundial de Clubes da Fifa entre PSG e Chelsea. No entanto, vários clubes agitaram as redes sociais com posts enigmáticos. Remo, Vitória e Atlético-MG anunciaram que agora são SAB. Trata-se na verdade de uma ação de Marketing.
A sigla SAB significa Sociedade Anônima da Brahma. De acordo com informações oficiais, cada compra da cerveja mediante o aplicativo Zé Delivery é convertida em benefício ao time do coração. 10% do valor será destinado para as agremiações.
Sigla SAB gera brincadeiras nas redes sociais
No entanto, a zoeira também tomou conta as redes sociais. Torcedores rivais dos clubes que anunciaram a SAB transformaram a sigla na expressão “Sempre Apanho”. A letra “B” virou Bahia e Botafogo.
O caso do Atlético-MG é um pouco diferente. As ironias partiram da própria torcida. De acordo com o noticiário esportivo, o clube busca investimentos no mercado com o objetivo de pagar dívida. A expressão “Sem Aporte Bilionário” foi destaque.
Modelo de gestão cresce no futebol brasileiro
A sigla SAB é uma referência à SAF (Sociedade Anônima do Futebol), um modelo de gestão que cresceu no futebol brasileiro nos últimos anos. Vários clubes importantes do futebol brasileiro se transformaram em SAF’s. Os casos mais famosos são Botafogo, Vasco, Bahia e Cruzeiro.
O Glorioso colheu benefícios esportivos ao vencer Brasileirão Série A e Libertadores. O Cruzeiro voltou à elite do futebol nacional. O Bahia foi vendido para o Grupo City e mudou de patamar financeiro. Já o Vasco partiu para a batalha judicial com a 777 Partners e busca um novo controlador no mercado.
Coritiba, Cuiabá, Novorizontino, Sampaio Corrêa, Tombense e São Bernardo são exemplos de clubes de divisões inferiores do Brasil que também são SAF’s.

