Home Futebol São Paulo aumenta risco e Santos se afasta do rebaixamento no Brasileirão; Sport tem 86% de chance de queda

São Paulo aumenta risco e Santos se afasta do rebaixamento no Brasileirão; Sport tem 86% de chance de queda

Série A tem briga intensa para fuga do temido Z4 e jogos pendentes dos concorrentes deixam cenário complicado para o Tricolor

Por Cido Vieira em 18/07/2025 09:10 - Atualizado há 5 meses

Luciano disputa bola em jogo contra o Red Bull Bragantino (Créditos: Rubens Chiri / São Paulo FC)

O Brasileirão vivenciou neste meio de semana mais uma rodada, e o pleito para escapar da degola permanece frenético, envolvendo gigantes de tradição como o São Paulo. Depois do empate contra o Red Bull Bragantino, fora de casa, o time do Morumbi despencou para a 16ª posição, com 13 pontos, estando a um do temido Z4. A observação é que Juventude (11 pontos) e Fortaleza (10 pontos), que ocupam a zona de rebaixamento, possuem jogos a menos.

De acordo com dados do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, o Tricolor aparece com 40,1% de riscos de queda, após 14 jogos disputados. O time mais ameaçado de descenso é o Sport, que amarga 86,5% de probabilidade de fazer o “bate e volta” para a Série B. Única equipe que ainda não venceu na elite, o rubro-negro está mergulhado na lanterna, com apenas três pontos somados, e vive uma situação conturbada, precisando de um milagre.

Santos respira e vê chances serem reduzidas

Diferentemente do São Paulo, que não vence há cinco rodadas do Brasileirão, o Santos tem demonstrado poder de reação, e após o triunfo sobre o Flamengo, com gol de Neymar, saltou na tabela. O resultado positivo na Vila Belmiro levou o alvinegro aos 14 pontos, garantindo o 13º posto na tabela. Na avaliação dos matemáticos da UFMG, os riscos de queda do Peixe são de 24,5%.

  • Sport – 86,5%
  • Fortaleza – 57,4%
  • Juventude – 45,6%
  • Vitória – 44,1%
  • São Paulo – 40,1%
  • Vasco – 32,5%
  • Internacional – 25,3%
  • Santos – 24,5%
  • Grêmio – 13,8%
  • Ceará – 10,1%
  • Corinthians – 7,4%

São Paulo defende tabu por remontada

Buscando respirar no certame nacional, o São Paulo entra em campo no próximo sábado (19), às 21h (de Brasília), quando encara o Corinthians, no MorumBIS, em choque da 15ª rodada. O retrospecto recente da equipe contra o rival traz uma boa perspectiva, uma vez que são dois anos sem derrotas diante do alvinegro.

No recorte dos últimos seis clássicos, o Tricolor levou a melhor em cinco oportunidades, enquanto foi registrado um empate. A vitória mais recente do Timão se deu em julho de 2023, pela Série A do Brasileirão. Nesta temporada, os dois mediram forças no Campeonato Paulista e o Tricolor venceu pelo placar de 3 a 1. Ausência confirmada por conta de lesão, Lucas Moura foi o personagem da partida, anotando dois gols no embate.

Exit mobile version