Bruno Soares divulga lista com 13 jogadores que o Grêmio quer negociar nesta janela: “Cuéllar, Pavón, Cristaldo e Amuzu”
Clube quer negociar atletas fora dos planos de utilização e também aqueles com alto custo, mas o tempo disponível pode dificultar as saídas
Cuéllar volta a atuar pelo Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)
Nesta janela de transferências, o Grêmio quer contratar, mas também busca encontrar equilíbrio entre o elenco atual e as finanças. A oportunidade de negociar jogadores que estão fora dos planos ou que têm salários elevados pode ser decisiva para abrir espaço para novos reforços e dar um fôlego ao time em busca de melhores resultados.
O jornalista Bruno Soares divulgou, na noite deste sábado (9), uma lista com 13 nomes de jogadores que o Grêmio quer negociar ainda nesta janela de transferências. Em um vídeo, Soares dividiu os atletas entre aqueles dos quais o clube busca uma recompensa financeira e outros que a ideia é apenas se livrar, sem necessariamente lucrar com a operação.
A lista de dispensáveis do Grêmio
Alguns nomes não são uma grande novidade por já serem pouco aproveitados; outros estão sendo utilizados por Mano Menezes, mas o surgimento de uma proposta não encontraria muitas barreiras para o negócio. A lista completa com os 13 nomes é formada por: Amuzu, Cristaldo, Cuéllar, Camilo, Jemerson, Aravena, João Lucas, Pávon, Luan Cândido, Gabriel Grando, Nathan, Carballo e Ronald.
Porém, conseguir se livrar de todos de uma vez, Bruno Soares entende que é difícil. “É muito improvável que o Grêmio consiga mandar os 13 embora. Cada um tem uma situação específica. Agora, se conseguir mandar a metade, já é lucro porque não é fácil mandar jogador embora, eles tem contrato. Se não chegar um interessado não tem como liberar”, afirmou.
Os atletas negociáveis
Dos 13 nomes listados, sete são jogadores que o Grêmio pretende negociar em busca de alguma compensação financeira: Amuzu, Cristaldo, Cuéllar, Aravena, Pavón, Gabriel Grando e Ronald. Segundo o jornalista Bruno Soares, cada caso tem suas particularidades.
Amuzu está entre os atletas que o clube deseja vender por ter um dos maiores salários do elenco. Cristaldo, por sua vez, é visto como um jogador valorizado no mercado, o que poderia render uma boa proposta. Cuéllar por ter entregado pouco em campo até o momento, além de ter um custo alto na folha salarial.
No caso de Aravena, o Grêmio tenta ao menos recuperar os R$ 16 milhões investidos ou algo próximo disso. Já a situação de Pavón envolve questões de ambiente interno, e a diretoria vê com bons olhos uma saída que também traga retorno financeiro. Gabriel Grando não está na lista por insuficiência técnica, mas por ter contrato apenas até outubro de 2026. Ronald também entra no grupo dos que o clube espera conseguir algum valor em caso de transferência.
Os atletas que são dispensáveis
Na outra parte da lista, a ideia do Grêmio não é necessariamente negociar, mas apenas encontrar um destino para o jogador. “Qualquer clube que interessar, só paga o salário e leva. Mas é claro que o jogador também tem que querer, esse é um ponto”, disse Soares. Nesta parte da lista estão João Lucas, Luan Cândido, Jemerson, Camilo, Nathan e Carballo.
Prazo para as negociações
Além de todas as dificuldades que envolvem a busca por possíveis interessados e as particularidades no contrato de cada jogador, o Grêmio tem o prazo também como inimigo. A janela de transferências do futebol brasileiro fecha no dia 2 de setembro, ou seja, resta menos de um mês para que as situações sejam resolvidas.

