De virada, Grêmio vence o Atlético-MG e torcida se surpreende com o resultado: “Será que é real?”
Tricolor Gaúcho vence o Galo por 3 a 1 fora de casa, com gols de Edenílson, Balbuena e Aravena; Gustavo Scarpa abriu o placar para os mandantes
Atlético-MG x Grêmio (Foto: Pedro Souza/Atlético)
O Grêmio demonstrou sua imortalidade na tarde deste domingo (17), na Arena MRV, em Belo Horizonte. O Tricolor Gaúcho venceu, de virada, o Atlético-MG por 3 a 1, pela 20ª rodada do Brasileirão. O Galo abriu o placar com um belo gol de Gustavo Scarpa, mas a equipe gaúcha empatou com Edenílson, virou com Balbuena e definiu o resultado com Aravena.
Com a vitória, o Tricolor subiu duas posições na tabela e chegou ao 13º lugar, abrindo quatro pontos de vantagem sobre o Vitória, primeiro time dentro da zona de rebaixamento. O Atlético-MG permanece com 24 pontos e caiu para a 11ª posição.
Primeiro tempo resolvido nas bolas paradas
O Grêmio entrou pressionado na partida, precisando do resultado. O Atlético-MG, jogando em casa, criou as principais oportunidades no início: em um escanteio fechado cobrado por Gustavo Scarpa, que exigiu boa defesa de Tiago Volpi, e em um chute de Alexsander, que saiu para fora. A resposta do Grêmio veio com uma finalização de Cristian Oliveira de fora da área, também sem direção.
O jogo ficou concentrado no meio-campo, com o Grêmio errando mais passes que o adversário e tendo dificuldades para desenvolver seu jogo ofensivo. Com a disputa intensa com a bola rolando, foi a bola parada que decidiu a primeira etapa. Aos 37 minutos, Hulk cobrou uma falta curta, e Scarpa chegou batendo de primeira, no ângulo direito de Volpi, um golaço.
O Tricolor Gaúcho respondeu na mesma moeda. Marlon cobrou escanteio pela esquerda, e Edenílson cumpriu a lei do ex, mesmo desequilibrado, nem precisou saltar para cabecear no canto direito de Everson, que até pulou, mas não conseguiu alcançar a bola.
Villasanti vira preocupação
Ainda no primeiro tempo, Villasanti foi substituído por conta de uma lesão. O paraguaio tentou marcar Reinier, mas acabou travando o pé esquerdo no chão e sentiu o joelho. O meio-campista precisou sair de maca com muitas dores, e Dodi entrou em seu lugar.
Segundo tempo gremista
A etapa final do jogo começou com tentativas sem sucesso, principalmente pelo lado atleticano. Quando o Grêmio apareceu no ataque, Cristian Olivera conseguiu um escanteio. Novamente, na cobrança de Marlon, a defesa do Galo tentou cortar em disputa com Ronald, e a bola sobrou na grande área. O zagueiro Balbuena chegou fuzilando para estufar a rede, aos 12 minutos, e marcar o primeiro gol dele no segundo jogo pelo Tricolor.
A partida ficou pegada e dois cartões vermelhos foram apresentados. Carlos Vinícius, em seu primeiro jogo como titular, atingiu Iván Román com o braço e foi expulso aos 19 minutos. O Grêmio ficou com um a menos por 12 minutos, porque, aos 31, Cuello acertou um pisão em Riquelme e também foi expulso de campo.
Já na reta final, aos 45, o Grêmio fechou o placar com um gol muito bem trabalhado. Riquelme encontrou André Henrique cara a cara com Everson. O atacante teve calma, viu Aravena sozinho na área, fez o passe, e o chileno só teve o trabalho de empurrar para o gol vazio.
Nos acréscimos, ainda deu tempo de mais duas expulsões. Uma confusão que começou com Junior Alonso e André Henrique acabou culminando na expulsão do zagueiro paraguaio e de Dodi, que entrou no desentendimento e também levou o vermelho.
Gremistas se surpreendem com o resultado
As expectativas da torcida do Grêmio eram bastante baixas para a partida, principalmente pelo momento delicado da equipe. No entanto, a surpreendente vitória por 3 a 1 em plena Arena MRV mudou completamente o clima entre os torcedores. A virada inesperada empolgou os gremistas nas redes sociais. “Será que é real?”, escreveu um torcedor incrédulo.
A atuação em Minas Gerais e os gols marcados por Edenílson, Balbuena e Aravena reacenderam a esperança de dias melhores para o Tricolor, que ainda segue na segunda metade da tabela e segue atento à ameaça do rebaixamento.
Próximos confrontos
O Grêmio volta a campo no próximo sábado (23), às 21h, contra o Ceará, pela 21ª rodada do Brasileirão, e tem a expectativa de poder contar, ou ao menos apresentar, os reforços encaminhados, Marcos Rocha, Erick Noriega e Arthur. Já o Galo tem um desafio pela Sul-Americana na quinta-feira (21), às 19h, o jogo de volta das oitavas de final contra o Godoy Cruz, fora de casa.
Ficha técnica – Grêmio 1 x 3 Grêmio (Brasileirão 2025)
Data: 17 de agosto de 2025 (domingo).
Horário: 16h (Horário de Brasília).
Local: Arena MRV (Belo Horizonte – MG).
Árbitro: Alex Gomes Stefano (RJ).
Cartões amarelos: Reinier, Hulk (Atlético-MG); André Henrique (Grêmio).
Cartões vermelhos: Cuello, Junior Alonso (Atlético-MG); Carlos Vinícius, Dodi (Grêmio).
Gols: Gustavo Scarpa (Atlético-MG); Edenílson, Balbuena, Aravena (Grêmio).
Escalação do Atlético-MG: Everson; Natanael (Biel); Ivan Román (Júnior Santos), Junior Alonso, Guilherme Arana; Alan Franco, Alexsander (Igor Gomes), Gustavo Scarpa; Reinier (Rony), Cuello, Hulk. Técnico: Cuca.
Escalação do Grêmio: Tiago Volpi; Ronald, Balbuena, Kannemann, Marlon; Cuéllar (Alex Santana), Edenílson (Aravena), Villasanti (Dodi); Cristian Olivera (André Henrique), Alysson (Riquelme), Carlos Vinícius. Técnico: Mano Menezes.

