Dorival defende escalação alternativa e foca no duelo com o Palmeiras: “Precisamos estar preparados”
Treinador argumenta que decisão de preservar titulares foi correta, lamenta vacilo defensivo no empate em casa e garante foco total na decisão contra o Palmeiras pela Copa do Brasil
Dorival Junior comandando o Corinthians. (Foto: Wagner Meier/Getty Images)
Após o empate por 1 a 1 com o Fortaleza na Neo Química Arena, neste domingo (3), Dorival Júnior foi direto. A saber, não se arrepende de ter poupado parte do elenco titular. Pensando na decisão contra o Palmeiras, pela Copa do Brasil, o treinador decidiu entrar com uma equipe alternativa e reforçou que repetiria a estratégia.
“Eu manteria as decisões que tivemos, foram as corretas. Isso vocês podem ter certeza”, disse. Durante o segundo tempo, Dorival acionou titulares como Yuri Alberto, Rodrigo Garro, Carrillo, Matheuzinho e Memphis Depay, que ajudaram a buscar o empate no fim.
“Erro pontual custou caro ao Corinthians”, diz Dorival
O treinador lamentou a desatenção no início do jogo, quando Breno Lopes abriu o placar para o Fortaleza e destacou que o vacilo comprometeu o desempenho da equipe no restante da partida. “Pagamos um preço alto. Tivemos a maior parte do tempo com o domínio da partida, mas infelizmente o resultado não foi aquilo que gostaríamos.” Com o resultado, o Corinthians fica na 12ª colocação do Campeonato Brasileiro, com 22 pontos.
Garotos em campo e testes com o 4-3-3
O duelo também marcou a estreia de Dieguinho como titular. O atacante de 18 anos foi utilizado na ponta, dentro de um esquema 4-3-3. “Ele tem perfil para atuar aberto, tem velocidade, ataca bem os espaços. Ainda pode render mais, está sendo preparado.”
Dorival cita falta de efetividade e busca por equilíbrio
Apesar da posse de bola e das jogadas criadas, Dorival reconheceu que a equipe precisa ser mais eficiente nas finalizações. Segundo ele, o setor ofensivo ainda sente a falta de ritmo de atletas que voltaram recentemente de lesão.
“As chances apareceram, mas não fomos felizes nas conclusões. O time troca passes, tem volume, mas é preciso mais precisão.” Na defesa, ele reforçou que o trabalho continua focado em corrigir falhas pontuais. “Estamos insistindo em comportamento e posicionamento. São detalhes que tiram a chance de um resultado diferente.”
Copa do Brasil no radar e recado ao torcedor
Dorival deixou claro que o foco agora é o clássico contra o Palmeiras, na quarta-feira (6), no Allianz Parque, pela volta das oitavas da Copa do Brasil. O jogo de ida terminou em 1 x 0 para o Timão e a vaga nas quartas de final está em aberto.
“Poupamos para ter um time descansado. Será um jogo equilibrado, decidido nos detalhes. Precisamos estar preparados para tudo.” O próximo jogo do Corinthians pelo Brasileirão será na segunda-feira (11), fora de casa, contra o Juventude.

