Filipe Luís pode ser demitido do Flamengo? Nicola explica: “Não era o técnico escolhido pelo Bap e pelo Boto”
Jornalista relembra posicionamento no início de gestão da atual diretoria, mas descartou que treinador corra sérios riscos de desligamento
Filipe Luís durante jogo do Flamengo no Brasileirão (Créditos: Wagner Meier/Getty Images)
Filipe Luís passou a ser questionado por conta dos dois tropeços consecutivos do Flamengo na Copa do Brasil e Brasileirão para Atlético-MG e Ceará, respectivamente. Apesar da insatisfação de parte da torcida, Jorge Nicola garante que o treinador tem total respaldo para seguir no cargo, mesmo diante do fato de não ter sido escolha da cúpula diretória do clube após novas eleições.
Em vídeo publicado nas redes sociais nesta segunda (04), Nicola detalhou a pressão exercida e o cenário de ‘desconfiança’ sob o treinador ter condições ou não de gerir um plantel estrelado, após contratações badaladas, mas foi direto ao bancar que o comandante sequer balança no cargo. Nos bastidores, as partes ainda debatem uma renovação contratual, com previsão aumento salarial significativo para o profissional.
“Pude perceber nas redes sociais que já há bastante gente descontente com o treinador do Flamengo. A impressão que se tem é de que o elenco se tornou muito grande e qualificado para um técnico ainda no início de carreira. Essa observação se tornou mais latente após a derrota em casa para o Atlético-MG, e do tropeço contra o Ceará”, iniciou Nicola, descartando, no entanto, que há riscos iminentes de queda para o treinador.
“Não há nenhuma chance de demissão do Filipe Luís por ora, mesmo levando em consideração que ele não era o técnico escolhido nem pelo presidente, o BAP, e nem pelo diretor de futebol, o José Boto. O plano inicial era a contratação de a Jorge Jesus, mas o Filipe tinha terminado a temporada em alta, e nem se cogitou mudança. Ele vai correr risco se for eliminado pelo Galo e também se cair para o Internacional na Libertadores”, pontuou o jornalista.
Filipe Luís tem números contundentes
Acionado no cargo de comandante técnico após a demissão de Tite, Filipe Luís ostenta um alto aproveitamento à frente do Flamengo. Desde então, são 57 jogos, com 37 vitórias, 14 empates e apenas seis derrotas. Neste período, o rubro-negro anotou 98 gols e só foi vazado em 33 oportunidades. Até certo tempo desta temporada, o treinador possui mais títulos do que derrotas computadas no cargo.
Em menos de um ano, ele levantou os títulos da Copa do Brasil, Supercopa do Rei e o Campeonato Carioca. Além dos números consistentes, o treinador já foi elogiado diversas vezes pelo processo de evolução na proposta de jogo do Mais Querido após a troca de comando.
Flamengo agita o mercado da bola
Depois de adotar uma postura comedida no mercado no início do ano, o Flamengo abriu os cofres visando o segundo semestre da temporada 2025, injetando mais de R$ 300 milhões em contratações badaladas, todas oriundas do futebol europeu. Além da chegada de Jorginho, que estava no Arsenal, o rubro-negro trouxe Emerson Royal, do Milan, Samuel Lino e Saúl Ñíguez, pertencentes do Atlético de Madrid, e Carrascal, último reforço anunciado, que estava no Dínamo de Moscou.


