José Mourinho aponta Abel Ferreira como referência no Brasil e no Palmeiras: “Tem sido uma carreira brilhante”
Histórico treinador português, atualmente no comando do Fenerbahçe, da Turquia, destaca passagem Abel por não “fugir” depois do sucesso
José Mourinho, em coletiva de imprensa (Divulgação/X/Fenerbahçe)
A excelente passagem do técnico Abel Ferreira pelo comando do Palmeiras foi reconhecida pelo treinador que o comandante alviverde mais tem admiração no mundo e que é considerado sua maior referência: José Mourinho. O atual comandante do Fenerbahçe, da Turquia, fez muitos elogios à carreira “brilhante” do palmeirense.
Em entrevista ao canal Sporty.net, o lendário treinador português, que já comandou alguns dos maiores times do mundo como Real Madrid, Manchester United, Chelsea e Inter de Milão, entre outros, colocou Abel Ferreira como a grande referência de treinadores portugueses no Brasil ao destacar que, mesmo com tanto sucesso, seguiu no Palmeiras.
“Eu acho que o Abel é a grande referência não só pelo que ganhou. Outros também ganharam, o (Jorge) Jesus e o Artur Jorge também ganharam a Libertadores, por exemplo. Mas o Abel ganha a Libertadores, ganha o Brasileirão 1, 2, 3, 4, 5 anos e faz uma coisa que é difícil de fazer, que normalmente os treinadores fazem que é, depois de ganhar muito é hora de fugir”, destacou.
“E ele não tem fugido. tem sempre continuado numa equipe que, obviamente terá condições fantásticas, percebe-se também a empatia entre ele a a senhora presidente (Leila), mas acabam sempre vencendo os jogadores e depois formam outros e depois encontram outras soluções… Tem sido realmente uma carreira brilhante”, concluiu Moruinho.
Abel usou tática de Mourinho em classificação do Palmeiras
Na Libertadores de 2021, quando buscava o seu bicampeonato na competição e o adversário do Verdão nas semifinais era o Atlético-MG, Abel Ferreira explicou que utilizou uma tática aprendida com José Mourinho para eliminar o Galo e conseguir a classificação para a grande final, que seria diante do Flamengo, em Montevidéu-URU.
Depois de empatar no Allianz Parque por 0 a 0, no jogo de ida, o Palmeiras saiu perdendo no Mineirão, mas conseguiu avançar com um empate por 1 a 1, com gol marcado por Dudu, após excelente jogada de Gabriel Veron. O gol da classificação foi inspirado na passagem de Mourinho pelo Porto, quando levou o time português ao título da Champions League em 2004.
“Essa calma e inteligência eu me inspirei em Manchester United x Porto. O Mourinho empatou em casa, zero a zero, e no Old Trafford fez um gol no final para avançar (o primeiro jogo, na verdade, foi 2 a 1 para o Porto, e o segundo, 1 a 1, sendo que o 1 a 0 era do Manchester United). Foi isso que eu disse para meus jogadores, temos que fazer um gol e vamos fazer. Temos uma Libertadores impecável, limpinha, com mérito dos meus jogadores, trabalho árduo e disciplina”, disse Abel, na época.
Próximo jogo do Palmeiras
O elenco do Palmeiras tem todos os olhares voltados para a preparação para o segundo jogo das oitavas de final da Libertadores, contra o Universitario-PER, marcado para esta quinta-feira (21), às 21h30 (de Brasília), no Allianz Parque. Como goleou o adversário na ida, em Lima, por 4 a 0, o time alviverde se classifica até com derrota por três gols de diferença.

