Ranking de assistências no Brasileirão tem Arrascaeta, Alan Patrick, Kaio Jorge e mais dois jogadores na liderança
Disputa pelo posto de ‘garçom” do Campeonato Brasileiro segue acirrada na reta final do primeiro turno da competição
Arrascaeta, Alan Patrick, Kaio Jorge, Matheus Pereira e Lucas Mugni, jogadores do Flamengo, Internacional, Cruzeiro e Ceará (X oficial Flamengo / X oficial Internacional / X oficial Cruzeiro / X oficial Ceará)
Depois de 18 jogos disputados, o Brasileirão tem um empate quíntuplo entre os líderes de assistências da competição. Arrascaeta (Flamengo), Kaio Jorge e Matheus Pereira (Cruzeiro), Alan Patrick (Internacional) e Lucas Mugni (Ceará) tem cinco passes decisivos para seus companheiros até o momento.
Um fato curioso é a presença do centroavante da Raposa, sendo a única exceção entre os meias que lideram esta estatística.
Em seguida, com quatro assistências, aparecem Jhon Árias, ex-jogador do Fluminense, vendido recentemente ao Wolverhampton, e Lucas Piton, do Vasco.
Destaque de Arrascaeta na campanha do Flamengo
O meia uruguaio participou de 15 dos 31 gols marcados pela equipe rubro-negra no Brasileirão, quase 50% deles (10 gols marcados + cinco assistências), mais que o dobro do centroavante Pedro, com sete participações.
Protagonismo do Cruzeiro no Brasileirão
A Raposa tem em Kaio Jorge o grande destaque da campanha no Campeonato Brasileiro até o momento. O centroavante teve participação em 18 dos 30 gols marcados pela equipe mineira, que tem o segundo melhor ataque do torneio até o momento. O número é bem superior ao de Matheus Pereira, com oito participações.
Referências de seus times
Completando os líderes de assistências temos Alan Patrick e Lucas Mugni comandando o meio de campo do Internacional e Ceará, respectivamente.
O meia colorado participou em oito dos 18 gols marcados pela equipe gaúcha no Brasileirão enquanto o jogador do Vozão ajudou em seis dos 17 gols do time cearense.
Quem pode entrar na briga pelo liderança de assistências no Campeonato Brasileiro?
Até o momento a principal ausência na lista é do meia Rodrigo Garro, que em 2024 terminou o Brasileirão como principal ‘garçom’ da competição, com 10 passes decisivos.
Já Estêvão, que foi o vice-líder na temporada passada com nove assistências deixou o Palmeiras com três passes para seus companheiros, sendo o líder neste quesito.

