São Paulo passa ileso contra o Atlético Nacional, empata na Libertadores e torcedores reagem: “Sorte de campeão”
Tricolor, além de dois pênaltis marcados para o time colombiano, foi salvo pela trave em duas oportunidades ao longo da partida
Rafael brilhou em duelo na Libertadores (Divulgação/X/SPFC)
Em busca da classificação na Libertadores e, consequentemente, uma revanche contra o Atlético Nacional, o São Paulo saiu no lucro nesta terça-feira (12). Fora de casa, a equipe de Crespo encarou uma forte pressão dos colombianos, que tiveram dois pênaltis marcados para sair com a vitória. Porém, sem a pontaria calibrada, Cardona falhou em ambos os lances, situação que trouxe um empate extremamente amargo para os donos da casa. Enquanto isso, sem sofrer gols, o Tricolor precisa apenas de uma vitória simples para avançar de fase.
Sofrendo com a pressão dos donos da casa, principalmente através de Hinestroza e Marlos Moreno, o São Paulo esteve perto de sair atrás no placar. Depois do toque da bola no braço de Ferraresi, o pênalti marcado pelo árbitro levou o estádio ao delírio. Porém, com uma cobrança sem o nível de precisão adequado, Cardona chutou para fora e manteve o jogo sem gols.
Se soltando em campo após o susto, o São Paulo incomodou o sistema defensivo do Atlético Nacional, mas acabou pecando no capricho para definição das tramas ofensivas. Neste contexto, antes da ida para os vestiários, o time colombiano reassumiu o controle da partida, cenário que trouxe perigo à baliza de Rafael. Mesmo assim, o primeiro tempo terminou empatado.
Trave salva o São Paulo duas vezes e Rafael defende pênalti
Assim como no primeiro tempo, o Atlético Nacional sufocou o São Paulo nos primeiros minutos da etapa complementar. Diante da imposição ofensiva, Marlos Moreno e Hinestroza estiveram perto do gol, algo que foi evitado, duas vezes seguidas, pela trave. Ciente do perigo, Crespo decidiu realizar alterações com as entradas de Lucas Moura e Rodriguinho.
Em outra coincidência atrelada aos 45 minutos iniciais, Ferraresi cometeu o segundo pênalti da partida, desta vez após pisão na grande área. Chamando a responsabilidade, Cardona teve um novo embate decisivo com Rafael. Competente, o goleiro, acertando novamente o canto, defendeu o chute do atacante adversário.
Sorte de campeão?
Apesar do “bombardeio” do Atlético Nacional, não houve um grande prejuízo para o São Paulo ao fim dos 90 minutos do confronto. Levando em conta o modo inacreditável que a baliza de Rafael seguiu intacta, os dois pênaltis desperdiçados, além das bolas na trave, motivaram uma sinalização de que o Tricolor está com sorte de campeão na Libertadores.
Reencontro no MorumBIS
Contando com o apoio da torcida, o São Paulo tem grandes chances de eliminar o Atlético Nacional. Na próxima terça-feira (19), às 21h30, existe a necessidade apenas de uma vitória simples em casa. Porém, como o rival já aprontou longe da Colômbia, será necessário cautela para evitar outra frustração no MorumBIS.
FICHA TÉCNICA – ATLÉTICO NACIONAL x SÃO PAULO (LIBERTADORES 2025)
Data: 12/08/2025 (terça-feira)
Horário: 21:30 (Brasília)
Local: Estádio Atanasio Girardot (Medellín-COL)
Árbitro: Gustavo Tejera
Assistentes: Horacio Ferreiro e Martin Soppi
VAR: Leodan Gonzalez
Cartões amarelos: Ferraresi, Alisson, Román e Morelos
Atlético Nacional: Ospina; Román, Juan Arias, Tesillo e Camilo Cándido; Campuzano e Zapata (Uribe); Hinestroza, Cardona (Arce) e Marlos Moreno (Bauzá); Alfredo Morelos.
São Paulo: Rafael; Alan Franco, Sabino e Ferraresi; Enzo Díaz, Marcos Antônio (Luan), Bobadilla (Pablo Maia), Alisson (Rodriguinho) e Cédric Soares; André Silva (Lucas Moura) e Luciano (Ferreira)

