Alexandre Mattos reclama da dificuldade de contratar reforços no Santos e torcedores rebatem: “Discurso vazio e cansativo”
Peixe fecha a janela de transferências com mais quatro contratações no último dia e tenta melhorar campanha no Brasileirão
Mattos em coletiva de apresentação no Peixe (Divulgação -Guilherme Gregui/ Santos FC)
O Santos vive uma situação financeira complicada nos últimos anos e esse fator tem dificultado o clube no mercado da bola, pois está sem credibilidade para conseguir fechar as contratações que precisa ao longo da temporada. Segundo o diretor executivo do clube, Alexandre Mattos, o problema é uma herança das administrações passadas.
“Santos peca na dificuldade porque aniquilaram a credibilidade. Grande maioria dos clubes não quer conversar ou cria dificuldades. Isso se deve ao que o Santos fez no passado”, iniciou o dirigente, em entrevista coletiva nesta quarta-feira (3). “O que mais quero é ser campeão no Santos. Se sair do Santos com legado de resgatar a credibilidade, serei um profissional realizado”, completou Mattos.
O discurso do diretor santista, no entanto, não caiu nas graças dos torcedores que criticaram bastante a defesa feita por Mattos à gestão do presidente Marcelo Teixeira. Segundo eles, o atual presidente também tem muita culpa no atual momento vivido pelo Peixe, que atualmente briga contra a ameaça de ser novamente rebaixado à Série B do Brasileirão.
O todo, o Santos contratou oito novos jogadores para reforçar o elenco para a sequência da temporada 2025, sendo que os quatro últimos foram confirmados apenas ontem (2), o dia final da janela de transferências. São eles os zagueiros Alexis Duarte e Adonis Frías e o meio-campista Victor Hugo e o atacante Lautaro Díaz. Antes, o time já tinha fechado com Igor Vinícius, Mayke, Caballero e Willian Arão.
Por outro lado, deixaram o Santos nesta janela nada menos do que 17 jogadores, a maioria saiu de graça, mas Luca Meirelles, vendido para o Shakhtar-UCR por 10 milhões de euros (R$ 63 milhões) e Soteldo, negociado com o Fluminense por 7,5 mi de dólares (R$ 40 milhões) ajudaram muito o caixa alvinegro a ficar positivo.
Foram negociados pelo Peixe: Luca Meirelles, Soteldo, já citados anteriormente, João Paulo, Diego Pituca, Julio Furch, Gil, Leo Godoy, Diego Borges, Aderlan, Rodrigo Ferreira, Gabriel Verón, Deivid Washington, Kevyson, Balão, Edcarlos, Nathan e Zanocelo.
Novas contratações?
Mattos concluiu ainda dizendo que o clube não fará loucuras no mercado e que precisa ter os pés no chão nos próximos anos para recuperar sua credibilidade e confiança no mercado. “Não vamos e não podemos por pressão, ego ou vaidade fazer algo que o Santos não pode. Se não, o Santos ficará com cada vez mais dificuldade de retornar ao caminho de glórias. Precisamos ter organização, credibilidade e investimento.”
Próximo jogo do Santos
Após alguns dias de folga neste início de Data Fifa, o elenco do Santos volta aos treinos nessa semana e começa a preparação para o próximo desafio no Brasileirão. No dia 14 (domingo), o time alvinegro encara o Atlético-MG, pela 23ª rodada da competição nacional, às 16h (de Brasília), na Arena MRV, em Belo Horizonte.

