Confira a análise do VAR sobre os pênaltis em jogo do Santos que fizeram Neymar desabafar
Áudio do VAR mostra mudança de opinião de árbitro em lances decisivos na derrota do Peixe
Análise do VAR fez árbitro de campo mudar decisão sobre pênalti contra o Santos (crédito: reprodução de TV)
A CBF divulgou a análise do VAR da derrota do Santos por 1 a 0 para Vitória, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro. Os dois lances escolhidos são os pênaltis reclamados pelo Peixe e por Neymar: um a seu favor anulado e outro confirmado contra. Em ambos, o árbitro de vídeo, Emerson de Almeida Ferreira, recomendou a revisão, que mudou a decisão de campo de Rafael Rodrigo Klein.
As marcações da arbitragem revoltaram Neymar. Em recuperação de lesão muscular, o jogador acompanhou a partida em um camarote do estádio e comentou nas redes sociais.
“Tem que profissionalizar a arbitragem no Brasil pra ontem!”, postou no X.
A análise do VAR no pênalti anulado para o Santos
O primeiro protesto do Santos foi em relação a um pênalti inicialmente marcado a seu favor, no início da partida. Klein marcou falta em uma tentativa de finalização de Lautaro Díaz. Porém, após a análise do VAR, anulou a penalidade.
No diálogo divulgado, o árbitro de vídeo explica que o atacante santista não foi calçado pelo defensor adversário.
“Jogador chutou o chão e o jogador 43 está com o braço nas costas dele só de referência. O braço do vermelho é referência e o jogador de branco chuta o chão. Não penal. Concorda? Recomendo uma revisão para não penal”, disse o VAR.
Após ver as imagens, o árbitro confirmou: “OK, perfeito. Ele chuta o chão”.
Pênalti para o Vitória confirmado por VAR
Ao fim do primeiro, outro lance crucial teve participação decisiva do VAR. Se no campo o árbitro não viu pênalti de Gabriel Brazão em disputa com Renzo López, ele mudou de ideia após a revisão de Emerson de Almeida.
“O branco tira bola de cabeça e eu não vejo ação do goleiro por trás”, afirmou Klein inicialmente.
A análise do VAR, entretanto, foi diferente: “Para mim o goleiro não tinha condição de jogar essa bola. Está longe, está vendo? O defensor joga e depois ele atropela o atacante. Impacta na ação”.
Com a recomendação de rever o lance na TV, Klein decide marcar o pênalti: “De forma imprudente e enquanto a bola estava ainda em jogo, o goleiro do Santos atinge o atacante. Tiro penal sem cartão”.
Segunda crítica de Neymar aos árbitros
Foi após esse lance que Neymar desabafou nas redes sociais. Além disso, essa não é a primeira vez que o jogador do Santos comenta sobre a arbitragem.
Na polêmica vitória do Palmeiras por 3 a 2 sobre o São Paulo, o camisa 10 escreveu no Instagram: “Juizada ruim, hein? (risos) Erro atrás de erro”.
Resultado complica Santos na tabela
Matheuzinho cobrou a penalidade para o Vitória e marcou o único gol da partida. Com o 1 a 0, a equipe baiana respira no Campeonato Brasileiro, apesar de ainda estar em 17º lugar, na zona de rebaixamento.
Já o Peixe se vê em situação delicada, já que ficou com os mesmos 31 pontos do adversário direto na luta contra o rebaixamento. À beira do Z-4, o Peixe terá uma sequência complicada na competição: joga fora de casa contra o Botafogo, tem confronto direto com o Fortaleza e depois pega os líderes Palmeiras, duas vezes, e Flamengo.

