Marco Túlio vive auge no Japão, mas revela sonho não realizado: “Quero jogar um Brasileirão”
Em grande fase pelo Kyoto Sanga, atacante detalha adaptação no Japão e analisa evolução na carreira
Marco Túlio celebra bom momento no Kyoto Sanga (Foto divulgação)
Aos 27 anos, depois de experiências em Portugal, Bélgica e Austrália, o atacante Marco Túlio encontrou no Japão o ambiente ideal para alcançar sua versão mais completa dentro e fora de campo. Titular do Kyoto Sanga na J-League desde o início de 2024, o jogador vive um momento de pleno encaixe — competitivo, emocional e familiar.
Marco Túlio entende que atualmente vive o ponto mais sólido da carreira. “Estou me sentindo cada vez mais em casa aqui no Japão. Dentro de campo, estou muito bem adaptado com o estilo de jogo, e, fora de campo, muito bem também. Minha família está bem e feliz, e é o que importa”, avalia o jogador.
Intensidade máxima
Com formação no Atlético-MG e rodagem europeia, Marco Túlio indica que o Japão o surpreendeu mais pela exigência física do que pela cultura. “Aqui no Kyoto, os treinos são bastante intensos. Acho que foi o time mais intenso que joguei, tanto no Brasil quanto na Europa”, afirma.
Essa cobrança diária — somada à responsabilidade de ser estrangeiro — acelerou sua evolução. “Pressão para nós estrangeiros é sempre grande e somos mais cobrados por isso.”
Mas, em um contraste curioso, a arquibancada japonesa oferece um tipo de diferente de relação. “Os torcedores japoneses são acolhedores e apaixonados com o futebol brasileiro. Eles respeitam muito. Isso ajuda bastante”, explica Marco Túlio.
Momento mais maduro da carreira
Marco Túlio vive a fase mais sólida da carreira. Além do Atlético-MG, atuou profissionalmente por Sporting B (Portugal), KSV Roeselare (Bélgica), CSA (Brasil), Central Coast Mariners (Austrália) e Kyoto Sanga (Japão). Hoje, mais maduro e protagonista em campo, reconhece a boa fase.
“Estou vivendo um grande momento no Japão, aprendi muita coisa aqui e continuo aprendendo Aprendi a ser mais dedicado na marcação. Era algo que faltava em mim e hoje não falta mais”, destaca o atleta.
Sonho com o Brasil
Mesmo vivendo bom momento no Japão, Marco Túlio deixa clara a conexão com a sua terra natal. “Tenho vontade, sim, de voltar ao futebol brasileiro, onde joguei pouco. Tenho esse desejo, mas tudo no tempo de Deus.”
O que ainda falta nessa trajetória global? Marco responde sem hesitar: “Gostaria de jogar um Brasileirão. Não consegui jogar esse campeonato, que sonho disputar um dia.” E completa: “Champions League é difícil, mas claro que seria muito bom também.”

