Ramon Menezes deixa o comando da Seleção Brasileira Sub-20 após eliminação no Mundial
Demissão foi anunciada neste domingo pela CBF
Ramon Menezes foi demitido Foto: Brazil Photo Press/Alamy Live News
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou neste domingo, 5 de outubro de 2025, o desligamento de Ramon Menezes do cargo de técnico da Seleção Brasileira Masculina Sub-20. A decisão foi tomada após a eliminação precoce da equipe na Copa do Mundo Sub-20, disputada no Chile, marcando a pior campanha da história da Seleção na fase de grupos do torneio.
A saída de Ramon, que estava no comando da categoria desde 2022, ocorre um dia após a derrota do Brasil para a Espanha por 1×0, resultado que sacramentou a desclassificação na primeira fase. A campanha brasileira no Mundial contou com um empate (2×2 contra o México) e duas derrotas (para Marrocos por 2×1 e para a Espanha).
Em nota oficial, a CBF comunicou o fim do ciclo de trabalho e, embora não tenha detalhado os motivos, a eliminação inédita no Mundial Sub-20 foi o fator principal para a mudança.
“A Confederação Brasileira de Futebol comunica que Ramon Menezes não é mais o técnico da Seleção Brasileira masculina Sub-20. A decisão foi tomada após avaliação sobre o ciclo de trabalho desenvolvido até aqui. Desejamos sucesso a Ramon em seus próximos desafios profissionais e reforçamos o reconhecimento pelo empenho e pela entrega demonstrados em todas as competições disputadas”, diz o comunicado da entidade.
Apesar da eliminação, Ramon Menezes deixa o cargo com o título de Campeão do Sul-Americano Sub-20 em fevereiro de 2025, o que garantiu a vaga para o Mundial. A CBF ainda não anunciou o substituto, mas a expectativa é que um novo nome seja definido em breve para iniciar o planejamento do próximo ciclo.

