Cruzeiro garante vaga na fase de grupos da Libertadores e Kaio Jorge dispara na artilharia
Com vitória sobre o Corinthians por 3×0, mineiros não podem mais sair da zona de classificação direta
Kaio Jorge em ação pelo Cruzeiro (Pedro Vilela/Getty Images)
O Cruzeiro está de volta à Copa Libertadores e diretamente para a fase de grupos. Depois de seis anos ausente, a Raposa voltará a disputar a maior competição da América do Sul em 2026. Com a vitória por 3×0 sobre o Corinthians, o time mineiro chegou a 68 pontos e não sairá mais da zona de classificação direta.
A equipe comandada por Leonardo Jardim não participava da Libertadores desde 2019, quando se classificou por ter conquistado a Copa do Brasil do ano anterior. Na ocasião, o Cruzeiro foi eliminado pelo River Plate (ARG) nas oitavas de final, nas cobranças de pênaltis. Os argentinos acabariam derrotados na final pelo Flamengo.
No período de ausência, a Raposa transformou-se em SAF, foi comprada pelo ex-atacante Ronaldo Fenômeno, passou pelo calvário da Série B, se reestruturou e mudou de dono. Atualmente comandado pelo empresário Pedro Lourenço, o Cruzeiro faz altos investimentos e brigou no topo da tabela do Campeonato Brasileiro, ainda com chances remotas de título. Para levantar a taça precisa vencer as últimas três partidas e torcer por tropeços de Flamengo e Palmeiras.
Será a 18ª vez que os mineiros disputam a Libertadores. O Cruzeiro foi campeão em 1976 e 1997, com vices em 1977 e 2009.
Kaio Jorge faz dois gols e mantém artilharia isolada do Brasileirão
Destaque do triunfo sobre o Corinthians com dois gols e uma assistência, Kaio Jorge segue isolado na artilharia do Campeonato Brasileiro, agora com 21 gols, três a mais que seu principal concorrente, Arrascaeta, do Flamengo, que tem 18.
No sábado, o uruguaio marcou uma vez e encostou no centroavante cruzeirense, mas por pouco tempo. Kaio agora tem 26 gols em 44 partidas na atual temporada.
– O Arrasca está fogo, mas estou bem tranquilo quanto a isso. Se for para ser o artilheiro, vou ser. Quero mesmo é tentar ser campeão, para falar a verdade. Cada oportunidade que estou tendo, estou levando como a última – afirmou o jogador.
Além das últimas três partidas, a Raposa segue viva na Copa do Brasil e enfrenta o próprio Timão nas semifinais.

