Home Futebol Flamengo sofre com média alta de expulsões, e companheiro admite que Plata prejudicou o time

Flamengo sofre com média alta de expulsões, e companheiro admite que Plata prejudicou o time

Rubro-Negro jogou com um a menos em parte das últimas três partidas e só venceu uma vez

Por Hugo Tavares em 06/11/2025 11:02 - Atualizado há 4 semanas

Gonzalo Plata recebeu cartão vermelho quando o Flamengo vencia o São Paulo (foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

O Flamengo está com um problema sério com cartões vermelhos. Nos últimos dois meses, foram seis expulsões em 12 jogos, sendo que Gonzalo Plata é o recordista do elenco, com três.

O mais impressionante é que o Rubro-Negro não terminou com 11 jogadores as últimas três partidas e sofreu demais. E a única vitória foi sobre o lanterna Sport, por 3 a 0, sendo que o cartão vermelho a Evertton Araújo saiu no fim, quando o placar já estava definido.

As expulsões de Gonzalo Plata

Por outro lado, o equatoriano atrapalhou o time as outras duas vezes. Contra o Racing, o Flamengo ficou com um a menos no início do segundo tempo e precisou segurar uma forte pressão para manter o 0 a 0. O resultado garantiu a classificação para a final da Libertadores, o que minimizou a responsabilidade do atacante.

Mas o tropeço em 2 a 2 com o São Paulo deixa a situação no Brasileirão mais complicada, já que o Palmeiras pode abrir três pontos se vencer o Santos nesta quinta-feira, em casa. Por isso, a torcida ficou na bronca e culpou Plata pelo empate.

Até mesmo os companheiros entendem que o atacante prejudicou o Flamengo na quarta-feira (5), na Vila Belmiro, como admite Samuel Lino. O discurso é diferente do técnico Filipe Luís, que não culpou o comandado.

“Lógico que hoje, não vou mentir, prejudicou um pouco sim, porque depois veio o empate. Se viesse a vitória, estava tudo certo. Eu entendo que prejudicou . Só que a gente tem que dar um suporte para o Plata, esse carinho, porque é um garoto novo e tenho certeza de que vai aprender, porque é um moleque de coração bom”, afirmou Lino na zona mista, mas também mostrando apoio:

“Plata tem um coração gigantesco, é um garoto novo, como eu. E a gente dá todo o apoio e suporte. Na outra situação, na Libertadores, a gente apoiou ele. Somos um grupo, uma família, vamos no unir ainda mais”.

Flamengo avalia punir equatoriano

A terceira expulsão de Plata foi contra o Estudiantes, no jogo de ida das quartas de final da Libertadores, no Maracanã. Entretanto, neste caso, ele não teve culpa, porque sofreu pênalti, mas a arbitragem errou ao inverter a marcação. Inclusive, a Conmebol anulou o cartão vermelho no dia seguinte.

Mas as outras duas o Rubro-Negro entende que poderiam ser evitadas. Ainda assim, Filipe Luís e a diretoria veem os dois lances como de jogo. Ao contrário de Wallace Yan, multado pelo vermelho recebido, contra o Bahia, por deixar um braço no adversário e receber o segundo amarelo em 11 minutos.

Entretanto, diante da reincidência, a diretoria avalia a possibilidade de multar Plata.

“Sobre as punições, sempre dependem da diretoria do clube. É claro que eu participo. Mas o que acontece, uma expulsão como a do Plata, que foi sem querer. Ele quis ir na bola e acabou pegando a perna do jogador. Um jogador que estava dando absolutamente tudo para a equipe durante o jogo, estava correndo. Eu jamais vou vir aqui e culpar um jogador por cometer um erro desses”, disse Filipe Luís em coletiva de imprensa.

Leia mais: Venda de ingressos da final da Libertadores exclusivos pra Fla e Palmeiras ganha datas

Filipe Luís sobre os cartões vermelhos do Rubro-Negro

Além de Plata, Wallace Yan e Evertton Araújo, outra expulsão do Flamengo foi a de Danillo, também contra o Bahia. O time ficou com um a menos durante quase toda a partida e perdeu por 1 a 0.

Diante desse cenário recente, Filipe Luís fez um pedido ao grupo de jogadores.

“Um jogo tem muitas variáveis diferentes, contextos diferentes, infelizmente estamos passando por uma fase que estamos tendo expulsões todos os jogos que nos prejudicam muito. Em momentos importantes não podemos cometer erros e estamos cometendo. Agora é continuar trabalhando, seguir no caminho porque ainda tem muito campeonato pela frente”, afirmou.

Exit mobile version