Jornal espanhol elogia joia do Bahia: ‘Ambidestro, tem potência, qualidade e gol’
Ruan Pablo é destaque da Seleção Brasileira no Mundial Sub-17: “A fera que vem para Pep”
O Brasil tem mais um craque despontando para o futebol. Trata-se do jovem Ruan Pablo, atacante do Bahia, destaque da goleada da Seleção Sub-17 sobre Honduras nesta semana, no Mundial da categoria. Em uma publicação do jornal “As”, da Espanha, o jogador é apontado como uma das possíveis estrelas do futebol mundial no futuro.
Ruan Pablo chama a atenção da Europa desde o ano passado (Credit: Nikku/Xinhua/Alamy Live News)
A joia de 17 anos foi descrita como “la bestia que le viene a Pep” (“a fera que vem para Pep”, em português), em referência, então, ao treinador do Manchester City, clube que faz parte do Grupo City, responsável por gerir o futebol do Tricolor de Aço.
A publicação destaca ainda que o jovem mantém o mesmo nível apresentado no Sul-Americano da categoria, disputado em abril, quando Ruan brilhou ao marcar três gols e dar duas assistências. O Brasil, à época, sagrou-se campeão do torneio. A reportagem faz grandes elogios ao potencial do garoto e o descreve como: “Ambidestro, tem potência, qualidade e gol”.
Leia também: Flamengo descarta Talisca e mira atacante argentino
Leia também: Fifa The Best tem jogadores de Fluminense, Palmeiras e ex-Botafogo entre os indicados
Espanhóis acompanham o menino
Portanto esta não é a primeira vez que Ruan aparece com destaque em uma publicação do diário espanhol. No ano passado, o jornal espanhol comparou a joia do Bahia, então com 15 anos, aos craques Endrick e Vitor Roque pelo jornal. Na ocasião, Ruan já atuava pela equipe sub-20 do Tricolor e vinha se destacando.
“Ruan Pablo, atacante de 15 anos, surpreende e chama a atenção, mesmo que o clube tricolor queira quase escondê-lo para continuar moldando-o. Outro caso de Endrick e Vitor Roque já pode estar se formando”, dizia o trecho da reportagem da época.
Ruan Pablo renovou com o Bahia
A publicação do jornal espanhol desta quinta-feira lembrou então que, em julho do ano passado, o atacante assinou seu primeiro contrato profissional, com multa de 200 milhões de euros — algo em torno de R$ 1,2 bilhão. Acredita-se que o jogador esteja nos planos do elenco profissional, comandado por Rogério Ceni, para uma transição calma e sem queimar etapas. Vale destacar que ele já estreou na equipe principal, ainda em 2024.
Ruan Pablo chegou ao Bahia em 2019, com apenas 11 anos. Em 2024, antes mesmo de completar 16, subiu para o sub-20. Como mencionado, na mesma temporada fez sua estreia no time principal. Neste ano, entrou para a história do Bahia ao se tornar o jogador mais jovem a balançar as redes com a camisa da equipe.
Além de Ruan Pablo, o Bahia ainda tem mais duas joias no Mundial: Dell, atacante que anotou dois gols na estreia do Brasil, e o goleiro Jampa.

