Na zona de rebaixamento, Internacional demite Ramón Díaz e contrata Abel Braga
Em sua oitava passagem pelo clube gaúcho, Abel acertou contrato apenas para os dois últimos jogos
Abel Braga assume o Inter nessa reta final de Campeonato Brasileiro (Credit: Nicolo Campo/Alamy Live News)
A goleada sofrida pelo Internacional, de 5 a 1, para o Vasco, na noite da última sexta-feira, reverberou durante todo o sábado. Com o resultado, o Colorado ficou na 16ª posição na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro, ultrapassado pelo Santos, que no mesmo dia venceu o Sport Recife. Contudo, na tarde deste sábado, o triunfo do Vitória sobre o Mirassol, no Barradão, em Salvador, empurrou o Inter pela primeira vez no campeonato para a zona de rebaixamento.
Com uma enorme pressão, o clube resolveu demitir Ramón Díaz do comando técnico da equipe. O treinador argentino dirigiu o Internacional em apenas 13 jogos. Foram três vitórias, cinco empates e cinco derrotas, e 35,90% de aproveitamento. Diferentemente dos últimos trabalhos, como no Vasco, em que Díaz garantia sempre que o clube não cairia, desta vez ele não transparecia segurança. Portanto, no fim da tarde deste sábado, o clube divulgou uma nota:
O Sport Club Internacional comunica o encerramento do vínculo contratual do técnico Ramon Díaz. Deixam o Clube juntamente com ele o auxiliar Emiliano Díaz, os assistentes Osmar Ferreyra e Bruno Urribarri, o preparador físico Diego Pereira e o analista de desempenho Juan omanazzi.
O Clube agradece aos profissionais pelos serviços prestados e deseja sucesso na sequência de suas carreiras.
O auxiliar técnico permanente Pablo Fernandez comandará a atividade deste sábado, no CT Parque Gigante.
Leia mais: Ironizada pelo Flamengo, Leila Pereira dá recado após vice do Palmeiras na Libertadores
Leia mais: Corinthians: Hugo Souza treina com o grupo e deve voltar ao time contra o Botafogo
Colorado aposta na idolatria de Abel
Portanto, o Internacional tem dois jogos por fazer no Campeonato Brasileiro. Neste meio de semana, encara o São Paulo, na Vila Belmiro, em Santos. No fim de semana, encerra a sua participação na Série A de 2025 contra o Red Bull Bragantino, no Beira-Rio, em Porto Alegre. A importância das duas partidas pediu uma solução conhecida e quase que beata pelos lados do Inter: Abel Braga. Ainda no sábado, a diretoria colorada surpreendeu e anunciou a volta do treinador para estas duas partidas.
Esta é a oitava vez, então, que Abel Braga, de 73 anos, assume o Internacional. Vale destacar que Abel havia se aposentado do cargo de treinador, mas resolveu aceitar o desafio. Seu último trabalho havia sido em 2022 como técnico do Fluminense. Depois de conquistar o Campeonato Carioca e se demitir em seguida, o treinador, então, anunciou a aposentadoria. No ano seguinte, já como coordenador, trabalhou no Vasco.
Em nota, portanto, o Internacional informou que Abel Braga, que tem mais de 350 jogos oficiais comandando o time, comandará a atividade no CT marcada para este domingo visando à partida da próxima quarta-feira.
Veja a nota oficial do clube:
O Sport Club Internacional comunica que Abel Braga está de volta ao comando técnico do Clube para a disputa das últimas rodadas do Campeonato Brasileiro. Esta será sua oitava passagem pelo Inter, sendo o treinador que mais vezes dirigiu o Colorado — 340 jogos oficiais.
Multicampeão pelo Inter, Abel conquistou o Mundial de Clubes (2006), a CONMEBOL Libertadores (2006), os Gauchões de 2008 e 2014 e a Copa Dubai de 2008. Em sua última passagem, liderou o time no vice-campeonato brasileiro de 2020, disputando o título até a última rodada, em campanha de grande competitividade.
Abel iniciará os trabalhos no CT Parque Gigante neste domingo, ao lado da comissão permanente do Clube. Élio Carravetta também retorna ao Internacional para integrar-se ao grupo de trabalho neste desafio.

