Relatório no Santos indica problema financeiro com Neymar que influencia renovação
Parecer interno aponta impacto elevado, e diretoria negociará com o camisa 10 após o Brasileirão
Neymar tem mais três jogos garantidos pelo Santos (Foto: Jota Erre/AGIF / Alamy)
O futuro de Neymar no Santos não passa apenas pela questão esportiva e tem relação direta com a crise financeira do clube. O desempenho abaixo do esperado em campo e o peso do contrato atual acenderam um sinal de alerta na Vila Belmiro, através de um relatório do Conselho Fiscal com sugestão de redução nos gastos com o futebol.
Alerta no Conselho Fiscal do Santos
O parecer mais recente, encaminhado aos conselheiros e divulgado pelo site ‘ge’, cita Neymar e aponta desequilíbrio entre as receitas geradas e as despesas. Um dos principais pontos é a folha salarial incompatível com o atual momento do Peixe.
O valor mensal é de R$ 11,3 milhões, mais R$ 24 milhões em direitos de imagem. Boa parte disso é para pagar o camisa 10, cujo gasto equivale a cinco jogadores. Diante desse cenário, o documento pede ações urgentes para impedir novo aumento de dívidas e cobra austeridade imediata.
“Temos ciência de que o fator Neymar Júnior faz com que esse cenário se altere significativamente, mas é fundamental manter a austeridade na contenção de novas dívidas e nas renegociações das antigas, de modo que não aumentem substancialmente”, diz o relatório do Conselho Fiscal.
Futebol na TV hoje: Terça-feira (25) tem Champions e possível decisão do Brasileirão
Retorno de Neymar aquém do esperado
Uma eventual redução dos gastos com salários passa diretamente por um contrato de renovação com Neymar. A permanência dele para 2026 depende de uma redução profunda no acordo atual.
O Santos ainda aguarda a definição de sua vida no Brasileirão, mas entende que a questão técnica também tem peso para uma proposta com valores inferiores. Afinal, o desempenho do camisa 10 na temporada também deixou muito a desejar.
Com muitos problemas físicos, ele atuou apenas 25 vezes em 2025, com sete gols marcados. No Brasileirão, por exemplo, ficou fora de 18 rodadas e pouco contribuiu em campo para tirar o time do Z-4.
Caso o Peixe seja rebaixado, a chance de permanência é mínima, visto que haverá considerável redução das despesas. Se confirmar a vaga na Série A, a diretoria tentará renegociar todo o pacote, mas projeta resistência do estafe do jogador.
Expectativa pelo camisa 10 na reta final
Ausência no confronto direto com o Internacional, que terminou 1 a 1, Neymar estará de volta contra o lanterna Sport. A expectativa do técnico Juan Pablo Vojvoda é contar com o jogador nesta reta final de Brasileirão, em busca da fuga do rebaixamento.
“O planejamento é que ele esteja para a partida do Sport. Lógico que tenho que falar com ele, não estou no corpo dele. Eu vou respeitar essas decisões do Neymar. O compromisso dele é de estar sempre. Ele sempre quer estar”, disse o técnico do Santos.

